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terça-feira, 16 de março de 2021

Como se davam as relações públicas entre uma família de dinastas e a comunidade no final da Idade Média? - Da série coisas que aprendi jogando The Guild 3

1) Na Idade Média, era comum contar em praça pública os feitos de família perante a comunidade na forma de histórias, sobretudo na forma de parábolas. 

2) Se as pessoas da sua família são santas, amigas de Deus sem medida, esse é o maior patrimônio que você pode ter. As histórias de santidade vão atrair uma legião de pessoas dispostas a te ajudar - estas são as melhores histórias, pois estas são dignas de serem contadas, já que a vida dessas pessoas foi tão exemplar a tal ponto que a cortina pode ser levantada, uma vez que a biografia delas pode ser servida ao bem comum de tal modo a aprimorar a alma dos cidadãos da polis, pois a verdade é o fundamento da liberdade. Assim, eles não esquecem que a cidade dos homens deve imitar a Jerusalém celeste, no tocante a ser um espelho de justiça. 

3) É nessas horas que o contador de histórias deve pedir o apoio dessas pessoas de modo a colaborarem financeiramente com a família ou ao menos que elas dêem um apoio moral ou político naquelas coisas fundadas no bem comum, a ponto de fazer com que as medidas das autoridades apoiadas por essa família aprimorem a liberdade de muitos, a ponto de oferecer um ambiente de uma maior concórdia entre as classes produtivas, ao maior número de pessoas possível. E as pessoas sempre ajudarão, se isso for em Deus fundado.

4.1) Se o contador de histórias ficar com boa reputação em seu distrito, ele pode ir ao distrito seguinte para oferecer seus serviços em terras cada vez mais distantes, onde as pessoas lavram a terra, na condição de colonos, já que os distritos agrícolas ou industriais constituem os bairros mais afastados do centro.

4.2) Quando ele tiver contado suas histórias e ouvido as histórias das pessoas a ponto de oferecer caminhos alternativos de modo a fazer com que a cidade como um todo, enquanto organismo vivo, possa ser tomada como um lar em Cristo de uma maneira melhor que seus antecessores, então ele pode ser alçado à condição de vereança.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de março de 2021 (data da postagem original).

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segunda-feira, 15 de março de 2021

Crônicas da doença vermelha - a esperança está nos poucos que não seguiram a onda de autoritarismo que se abateu sobre o Brasil

1) Chesterton dizia que uma época é salva por pessoas que não aderiram às idéias arrivistas, que geram o chamado efeito manada. Em tempos de pandemia de peste chinesa, há prefeitos como o de Carmo do Rio Claro (MG) que não seguiram à sanha de autoritarismo e conservantismo dos governadores e prefeitos de todo o país.

2) Como bem apontou o jornalista Augusto Nunes, o grande problema deste tempo se pandemia se deve à falta de liderança, à incapacidade dessa gente de entender o que realmente significa ser autoridade, que é aperfeiçoar a liberdade de muitos, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade.

3.1) Prefeitos desses pequenos lugarejos do Brasil são como a flor-de-lis, que floresce nos terrenos mais lamacentos, sobretudo num mundo permeado pela pós-verdade e pelo relativismo moral. E essa gente, por mérito, deve ser elevada a cargos mais elevados, a ponto de se tornarem autênticas lideranças nacionais, já que foram testadas em tempos de crise e tiveram a audácia não de serem atuais como os apátridas que nos governam, que acreditam piamente num mundo dividido entre eleitos e condenados, a ponto de fazer da riqueza sinal de salvação. 

3.2) Essa classe ociosa, que fez da riqueza sinal de salvação, certamente arderá nas profundezas do inferno por conta de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade em tempos de crise, seja por conta de mornidão (Sérgio Moro), seja por conta de tirania mesmo (caso do Dória e outros). Que isso fique registrado!

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de março de 2021 (data da postagem original)

Ver este episódio do Programa Os Pingos nos Is: http://apticirl.com/6mFG

Das catacumbas como sociedades secretas de caráter defensivo, fundadas na fé no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem

1) Para o conservantista, para o sujeito que imita o comportamento do faraó do Egito Antigo, a lei de Deus é um grande empecilho ao seu projeto de poder, Por isso, a lei de Deus e a verdadeira fé são sempre perseguidas por esse tipo de gente. Por isso, todo projeto revolucionário tenta tornar ilegal a verdadeira fé, a ponto de proscrevê-la da ordem política e social

2) As catacumbas, por natureza, são sociedades secretas de caráter defensivo, uma vez que elas garantem a sobrevivência da verdadeira fé em tempos de grande fechamento da alma humana na ordem social e política de uma nação, tempos esses de grande tribulação civilizatória. Mas essas sociedades não são essencialmente secretas como a maçonaria - elas são discretas porque elas estão no mundo a serviço de Deus, a ponto de não abraçarem as coisas do mundo que são próprias do maligno. Elas só assumiram o seu caráter secreto em razão de terem absorvido a circunstância de serem uma organização social perseguida, a ponto de adaptar seus princípios e liturgias a esta realidade - e uma vez cessada essa perseguição, elas voltam a ser do jeito que eram, pois a verdade é o fundamento da liberdade.

3) Muito ao contrário da sociedade secreta propriamente dita, que é de caráter essencialmente conservantista e revolucionário, que faz do sigilo a base para se realizar uma conspiração contra a ordem pública fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de março de 2021 (data da postagem original).

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domingo, 14 de março de 2021

Como nasceu a dignidade da vida privada através do cristianismo? Notas sobre um legado do neoplatonismo

1.1) Na Grécia Antiga, a vida pública, de serviço aos que moram na Polis, é a vida ideal dos que almejam um lugar ao sol, sobretudo na Grécia nos tempos democráticos, ainda mais no século de Péricles.  

1.2) Com o tempo, com os abusos, Platão escreveu em sua obra A República o seguinte: "se houver algum jeito de fazer com que a política tenha cada mais sentido fora do ambiente palaciano, fora dos cargos públicos, uma cidade bem governada se torna possível. Pois é dentro de uma vida boa e sábia que se aproveita a santidade, já que a vida fundada na riqueza tomada como um sinal de salvação leva à corrupção e isso pode destruir a polis inteira". 

2.1) Com o Cristianismo, a vida privada alcançou um status mais nobre que vida pública. 

2.2) A vida privada é basicamente a vida pública que só Deus pode conhecer e mais ninguém. E tudo o que é nobre e belo Deus cobre com um véu. E tal como ocorre com uma dama virtuosa, uma pessoa só pode entrar no círculo discreto de uma família se for revestida de Cristo, se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.3.1) É por meio da santificação através do trabalho que o chefe de família pode sustentar sua família e dar uma vida digna aos seus filhos. 

2.3.2) É dessa forma, portanto, que uma cidade é governada pela politéia dos pais de família que se santificam através do trabalho e que se associam por meio das guildas de modo a se ajudarem mutuamente de modo a haver uma concórdia entre as classes, a ponto de ser muito mais bem governável do que seria se fosse governada por uma classe ociosa cheia de si até o desprezo e detentora de cargos públicos, já que as possibilidades de vida virtuosa e santa se pautam no real, no exemplo deixado pelo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, quando Este esteve entre nós e assumiu a forma humana de modo a sermos seres humanos melhores. 

3.1) A sociedade das corporações de ofício, dos corpos intermediários, estava tornando a república platônica uma realidade possível, dentro dos princípios da conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3.2) Não é toa que muitos pensadores como Santo Agostinho eram platonistas. Se tivermos que estudar A República de Platão, devemos estudar a experiência cristã com o platonismo, sobretudo a do governo das guildas. Não devemos enxergar a obra de Platão com olhos modernos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de março de 2021 (data da postagem original).

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Por que a Igreja católica não é uma entidade secreta?

1) Há certas pessoas que, maliciosamente, tentam equiparar a Igreja Católica à maçonaria, por conta do fato de serem "sociedades secretas". Essas pessoas, de maneira conveniente e dissociada da verdade, tendem a imitar o próprio diabo, ao confundir o caráter essencialmente discreto de uma sociedade com o caráter essencialmente secreto de outra.

2.1) O caráter discreto de uma sociedade tem por base o princípio a vida familiar. 

2.2) A vida familiar, que se funda na hora e na intimidade, é uma vida indevassável, uma vez que a privacidade é como um véu - e tudo o que é nobre e piedoso Deus cobre com um véu. Tudo o que faço na vida em família em particular não interessa a ninguém. A única testemunha dos meus atos, a quem não posso enganar, é Deus, a quem sempre estou encontrando constantemente no confessionário. A sagrada Família de Nazaré é o modelo de todas as famílias cristãs e esta família se notabilizou por conta de estar no mundo sem ser do mundo, assumindo uma forma discreta de se viver a vida.

2.3.1) Quando me santifico através do trabalho e me associo a pessoas com interesses semelhantes aos meus ou que possuem a mesma profissão que a minha, o mesmo princípio é observado. 

2.3.2) Nessas sociedades, cuja associação se dá por conta de laços de amizade ou por laços familiares, a vida privada da sociedade é indevassável - o que é pública é atividade que é voltada para o bem comum, no sentido de estimular as pessoas a amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento,  próprias da vida fundada na conformidade com  o Todo que vem de Deus. 

2.3.3) Toda associação, toda empresa, toda guilda, todo projeto em comum têm por princípio a vida em família - a célula-mater da sociedade. Como a Igreja é a grande mestra da sociedade, então ela é por natureza uma entidade discreta, já que forma famílias e organizações no ideal de vida cristão, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade. E é sempre agindo de maneira prudente e comedida, através do estudo, ou através da coragem, em grandes momentos de perigo, que saímos da catacumba para ganharmos a superfície e dela não sair mais, uma vez que Cristo é a luz do mundo. Com Ele o mundo não estará nas trevas, pois Ele ressuscitou e venceu a morte. E ser livre imitando o exemplo derradeiro da cruz é o ato de conservar a memória da dor de Cristo, a ponto de fazer com que a vida tenha um propósito neste vale de lágrimas. Eis a razão de ser de grandes tradições civilizadoras, como a de Ourique, por exemplo.

3.1) O caráter secreto de uma sociedade se funda no dizer da serpente, quando induz Eva a comer do fruto proibido ao dizer o seguinte: "comei do fruto e sereis como deuses". 

3.2.1) Essas sociedades liberais se especializam em experimentar de tudo e ficar com o que é conveniente e insensato, uma vez que são todos filhos da serpente. 

3.2.2) O maior símbolo delas é uma bandeira liberal onde há uma serpente dizendo "Don't thread on Me". Aquilo é uma clara referência à segunda Eva, que, ao gerar o segundo Adão, esmagou a cabeça da serpente, renovando toda a Criação. Essas sociedades por natureza são sociedades secretas, pois são entidades que defendem princípios condenados pela Santa Madre Igreja Católica. O caráter secreto delas é um caráter próprio de conspiração, de quem deseja destronar Deus do trono, de modo a colocar o animal que mente no lugar.

3.3) Estava escutando uma aula do professor Loryel Rocha, onde ele cita uma bibliografia portuguesa que estava chamando a Igreja Católica de "sociedade secreta" e achei por bem escrever um artigo denunciando a desonestidade desse tipo de trabalho. Isso não libertará o mundo português dessas nefastas forças do mal.

Ver o vídeo "A origem da presença maçônica em Portugal": http://apticirl.com/5Lb5

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de março de 2021 (data da postagem original).

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quarta-feira, 10 de março de 2021

Por que o Brasil é um imenso mar seco?

1) Se a economia do Brasil depende muito de rodovias, a ponto de precisar de portos secos para poder apurar o imposto alfandegário devido, então o Brasil não passa de um imenso Mar Oceano seco, onde a integração nacional se dá através desses portos secos (ou rodoviárias, quando se trata do transporte de pessoas).

2) Trata-se de uma mudança radical da concepção de Brasil decorrente da política dos 50 anos em 5. No começo, o Brasil era uma ilha; quando o Brasil se expandiu, por conta da União das Coroas Ibéricas, eles se tornou um continente; e por conta de ter se separado de Portugal, sob a mentirosa alegação de que era colônia, o Brasil se tornou um imenso mar seco. Todos os demais modais de transporte foram preteridos em favor do sistema rodoviário, em razão das políticas progressistas de JK, que tentou fazer avançar o país 50 anos em 5, mas que acabou atrasando o Brasil em muitos anos, ao menos espiritualmente falando. 

3) Para que a cultura portuguesa possa prosperar, você precisa de um mar, ainda que seco. E de fato, o Brasil verdadeiro só pode ser concebido dentro de uma concepção metafísica de mar. Fora disso, nada mais faz sentido, pois do mar viemos, uma vez que Deus nos deu Portugal por berço e o mundo, esse vale de lágrimas, para morrer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de março de 2021 (data da postagem original).

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Do nascimento do mar brasileiro a partir dos 50 anos em 5

1.1) Ao transferirem a capital para aquele fim de mundo chamado Brasília e ao fazerem toda a economia do Brasil ficar dependente de um único modal, que é o transporte rodoviário, um novo mar emergiu a partir desses 50 anos em 5 promovidos por JK: o mar brasileiro, onde a imensidão do nosso território mais se assemelha a um verdadeiro Mar Oceano. 

1.2) Se Fernando Pessoa disse, em seus poemas, que o mar português se forma a partir das lágrimas de Portugal - do constante sacrifício de servir a Cristo em terras distantes em meio a este vale de lágrimas, a ponto de lembrar o verdadeiro martírio na cruz -, então este mar brasileiro se forma das lágrimas que se secaram, em razão da ingratidão e por conta de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de se tornarem verdadeiros desertos por conta da aridez espiritual e cultural decorrente do conservantismo político. E neste ponto, devemos imitar os árabes, pois nossas caravanas devem ser verdadeiros navios do deserto a ponto de servirem a Cristo em terras distantes. Brasília é uma espécie de Granada e ela deve ser conquistada, posto que é uma fortaleza onde fica situada toda essa maldita classe ociosa que nos domina.

2.1) Para que a Terra de Santa Cruz seja reconquistada, é preciso que se conquiste Brasília, no sentido espiritual do termo. Como a cidade foi concebida com projetos revolucionários, ela precisa vir abaixo para dar lugar a uma cidade mais condizente à vida humana, de modo que esse território possa ser tomado como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo. 

2.2.1) E enquanto Brasília não é reconstruída para ser uma cidade mais natural, a capital deve ficar ou no Rio de Janeiro, que é de fato o coração do Brasil, ou São Paulo, que é a capital geográfica do Brasil, segundo Jaime Cortesão.

2.2.2) Como São Paulo é terra do trabalho e é lar de muitos imigrantes, São Paulo é a capital natural de vários Brasis que devem ser tomados como um mesmo lar em Cristo. É o feliz casamento do senso de se tomar vários países como um mesmo lar em Cristo o senso de servir a Cristo em terras distantes. E a América Portuguesa, para ser grande, deve se pautar nesses valores, pautados na santificação através do trabalho e do estudo - e a cidade de São Paulo encarna isso muito bem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de março de 2021 (data da postagem original).

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