Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de março de 2021

Das catacumbas como sociedades secretas de caráter defensivo, fundadas na fé no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem

1) Para o conservantista, para o sujeito que imita o comportamento do faraó do Egito Antigo, a lei de Deus é um grande empecilho ao seu projeto de poder, Por isso, a lei de Deus e a verdadeira fé são sempre perseguidas por esse tipo de gente. Por isso, todo projeto revolucionário tenta tornar ilegal a verdadeira fé, a ponto de proscrevê-la da ordem política e social

2) As catacumbas, por natureza, são sociedades secretas de caráter defensivo, uma vez que elas garantem a sobrevivência da verdadeira fé em tempos de grande fechamento da alma humana na ordem social e política de uma nação, tempos esses de grande tribulação civilizatória. Mas essas sociedades não são essencialmente secretas como a maçonaria - elas são discretas porque elas estão no mundo a serviço de Deus, a ponto de não abraçarem as coisas do mundo que são próprias do maligno. Elas só assumiram o seu caráter secreto em razão de terem absorvido a circunstância de serem uma organização social perseguida, a ponto de adaptar seus princípios e liturgias a esta realidade - e uma vez cessada essa perseguição, elas voltam a ser do jeito que eram, pois a verdade é o fundamento da liberdade.

3) Muito ao contrário da sociedade secreta propriamente dita, que é de caráter essencialmente conservantista e revolucionário, que faz do sigilo a base para se realizar uma conspiração contra a ordem pública fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de março de 2021 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/01/notas-sobre-as-guildas-e-sobre-suposta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário