Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2021

Da importância das estradas romanas para a História da Civilização

 

A Via Ápia

Legião Romana em marcha

Trabalhadores pavimentando uma estrada - uma mostra do processo de pavimentação romano

Mapa que mostra as principais cidades da Península Itálica conectadas a Roma pelo sistema viário romano, o que constituiu a base para a expansão do Império Romano

1) A estrada romana era o modelo de caminho usado por Roma para a estruturação de seu império. A rede de estradas foi usada pelo exército na conquista de territórios e, graças a isso, grandes tropas puderam ser mobilizadas com uma velocidade nunca vista antes. No aspecto econômico, desempenhou um papel fundamental, uma vez que o transporte de mercadorias foi notavelmente agilizado. As estradas também tiveram uma grande influência na disseminação da nova cultura e em difundir por todo o Império a romanização. O Itinerário de Antonino, do século III, é a fonte escrita que nos fornece mais informações sobre a rede viária romana e, devido à escassez de outras obras tão extensas, é considerada uma fonte inestimável.

2) As estradas ligaram as cidades de todas as partes da Itália e depois do Império aos centros de decisão políticos ou econômicos. As viagens eram fáceis e rápidas para a época, graças a uma organização que favoreceu o conforto relativo de seus usuários. Pensadas primeiramente para uso militar, elas foram a origem da expansão econômica do Império e, até no fim deste, facilitaram as grandes invasões dos povos bárbaros

3) Até o ano 427 a.C., os romanos usavam trilhas para ir de Roma às cidades que a cercavam. As incursões dos gauleses de Breno, desastrosas para os romanos em 390 a.C., foram o primeiro sinal da ineficácia do sistema defensivo de Roma, principalmente devido à lentidão das tropas nas estradas da época. A necessidade de uma melhor defesa, aliada ao desejo de expansão e hegemonia sobre a Itália, levou uma República Romana ainda frágil e ameaçada pelo exterior a construir uma malha viária que suprisse a sua carência de sólidas vias pavimentadas. Esses eixos permitiam uma circulação mais rápida e fácil das mercadorias e dos comerciantes, bem como uma movimentação rápida de tropas.

4) A primeira grande via foi construída em 312 a.C. por Ápio Cláudio Cego [Appius Claudius Caecus] e conectou Roma a Cápua: é a chamada Via Ápia. No final da República Romana, todo o território da península itálica era atravessado por esses grandes eixos, cada estrada recebeu o nome do censor que a construiu. Essas estradas eram todas pavimentadas através de um método muito engenhoso e sofisticado para época, tanto que algumas delas sobrevivem até hoje .

Fonte: Antigüidade em Foco 

Link para a postagem original: http://aciterar.com/UAh

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de março de 2021 (data da postagem original)

Postagens Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário