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domingo, 14 de março de 2021

Como nasceu a dignidade da vida privada através do cristianismo? Notas sobre um legado do neoplatonismo

1.1) Na Grécia Antiga, a vida pública, de serviço aos que moram na Polis, é a vida ideal dos que almejam um lugar ao sol, sobretudo na Grécia nos tempos democráticos, ainda mais no século de Péricles.  

1.2) Com o tempo, com os abusos, Platão escreveu em sua obra A República o seguinte: "se houver algum jeito de fazer com que a política tenha cada mais sentido fora do ambiente palaciano, fora dos cargos públicos, uma cidade bem governada se torna possível. Pois é dentro de uma vida boa e sábia que se aproveita a santidade, já que a vida fundada na riqueza tomada como um sinal de salvação leva à corrupção e isso pode destruir a polis inteira". 

2.1) Com o Cristianismo, a vida privada alcançou um status mais nobre que vida pública. 

2.2) A vida privada é basicamente a vida pública que só Deus pode conhecer e mais ninguém. E tudo o que é nobre e belo Deus cobre com um véu. E tal como ocorre com uma dama virtuosa, uma pessoa só pode entrar no círculo discreto de uma família se for revestida de Cristo, se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.3.1) É por meio da santificação através do trabalho que o chefe de família pode sustentar sua família e dar uma vida digna aos seus filhos. 

2.3.2) É dessa forma, portanto, que uma cidade é governada pela politéia dos pais de família que se santificam através do trabalho e que se associam por meio das guildas de modo a se ajudarem mutuamente de modo a haver uma concórdia entre as classes, a ponto de ser muito mais bem governável do que seria se fosse governada por uma classe ociosa cheia de si até o desprezo e detentora de cargos públicos, já que as possibilidades de vida virtuosa e santa se pautam no real, no exemplo deixado pelo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, quando Este esteve entre nós e assumiu a forma humana de modo a sermos seres humanos melhores. 

3.1) A sociedade das corporações de ofício, dos corpos intermediários, estava tornando a república platônica uma realidade possível, dentro dos princípios da conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3.2) Não é toa que muitos pensadores como Santo Agostinho eram platonistas. Se tivermos que estudar A República de Platão, devemos estudar a experiência cristã com o platonismo, sobretudo a do governo das guildas. Não devemos enxergar a obra de Platão com olhos modernos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de março de 2021 (data da postagem original).

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