1) Muito se fala que devemos imitar a Cristo, mas os meios de ação para se fazer isso não são dados.
2.1) A solução prática está em construirmos uma cultura de relações sociais de segunda pessoa.
2.2) A primeira pessoa está no criador (Deus) e a terceira na criatura (homem). A segunda pessoa está quando o criador assume o papel da criatura de modo a ensiná-la a viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus (Jesus Cristo) - e o exemplo mais típico disso são as tradições que são passadas de pai para filho.
3) Se pararmos para pensar, as pessoas de fato já fazem isso, mas elas não têm a imaginação moral ou cultural suficiente para entender a dimensão do que realmente significa por-se no lugar do outro,a ponto de fazer do RPG uma porta de entrada para se aprender a viver a vida em sociedade.
4.1) É das relações sociais de segunda pessoa que se tem toda uma literatura de anticrese, onde você é o personagem da história e vive essa experiência imaginativa dentro dos limites traçados pelo autor.
4.2) Isso se dá quando o autor dialoga com você, como se fosse personagem da história, uma vez que ninguém entra em universo alheio sem o consentimento do criador, da primeira pessoa, uma vez que ninguém vai ao Pai senão por Jesus.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 25 de julho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário