Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Para conquistar amigos que moram em cidades distantes, você precisa cultivar amizades em cidades que constituem o meio do caminho entre você e o alvo

1) Vamos supor que eu tenha um amigo em São Carlos, interior de São Paulo.

2) Por conta da peste chinesa, que quebrou a aviação civil, eu me vejo obrigado a viajar pelas estradas. Uma viagem direta é possível, mas é muito cansativa - para meu maior conforto, a melhor opção é fazer uma escala em Campinas.

3.1) Se tivesse um amigo nessa cidade, eu poderia comer uma comida de boa qualidade, dormir bem, ter ótimas conversas e ainda prosseguir viagem para São Carlos - e ainda economizaria o dinheiro do hotel. 

3.2) A casa de um amigo, de alguém que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, é o melhor caravansarai que tem, pois ela serve de base para você tomar o lugar de passagem como um lar em Cristo e como ponto de partida para se tomar outros lugares como um lar em Cristo.

3.3) Manter a lealdade do seu amigo de Campinas será essencial para você progredir nas suas relações com seu amigo de São Carlos. Esta amizade serve de meio para um nobre fim, em Cristo fundado. Eis um sócio num projeto fundamental: cultivar a amizade de um amigo que mora em São Carlos. 

4.1) Eis uma lição muito importante que aprendi nas redes sociais: quando for viajar, quando for servir de fato a Cristo em terras distantes, eu certamente deveria focar em amizades de pessoas que moram em cidades que sirvam de meio de caminho entre mim e o alvo da ação do encontro. Uma vez conquistada a amizade-meio, a casa dele me dará abrigo, alimento e repouso de modo que eu possa chegar ao meu destino.

4.2) Se em Ourique foi estabelecido um império de cultura salvífico fundado em Cristo, por Cristo e para Cristo, então a base disso é a hospitalidade. E dessa forma, a amizade em Cristo se torna a base da sociedade política, o que é essencial para se tomar o como um lar em Cristo. E o meio mais prático é tomando a casa do amigo como se fosse a sua casa - e por extensão, o país dele também, se ele é estrangeiro.

4.3) Passei muitos anos cultivando amizades na rede social, sem poder ter o meio de ação necessário para converter relação virtual em relação real - e o meio de ação necessário é o dinheiro para comprar a passagem de ônibus que me leva de um lugar para outro. Com o tempo, estou conseguindo o dinheiro necessário e só agora estou antevendo a possibilidade de viajar. Mas, infelizmente, a peste chinesa chegou antes.

4.4.1) Apesar das dificuldades, estou conseguindo as coisas que desejo - e com elas, uma boa história pra contar. É o que posso fazer no momento.

4.4.2) Passei um dia inteiro estudando a distância do Rio de Janeiro até cidades próximas. A idéia é limitar o número de  horas que fico por dia no ônibus, pois vejo que é mais confortável e mais humano fazer escalas para almoçar, descansar e prosseguir viagem. Quando fiz uma viagem direta do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu quando era adolescente, não consegui dormir no ônibus. Não estava acostumado a passar por esse tipo de situação - talvez com o tempo eu me acostume.

4.4.3) Se todas as coisas se reduzissem a dinheiro, não haveria dinheiro suficiente para hotel e alimentação, quando se faz escala entre uma cidade e outra após um dia de viagem. Eis aí a razão pela qual tenho planos de estabelecer amizades com pessoas que moram em cidades que são de caminho entre mim e meu alvo. Trata-se de uma boa estratégia de sobrevivência fundada no amor divino.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário