Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Como vencer um regime político onde nada faz sentido: da presidência Bolsonaro como estudo de caso

1) Houve quem me perguntasse sobre o que acho das incoerências e contradições do governo Bolsonaro.

2.1) Digo a essas pessoas: ele faz o possível num cenário político onde tudo se pauta na mais pura falta de sentido - eis o regime republicano em que estamos metidos. E a política é exatamente isto: a arte do possível, principalmente em circunstâncias onde as pessoas conservam o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de recusar sujeitar as ações do poder do Estado ao magistério da Igreja. 

2.2.1) Dentro de um cenário onde tudo parece negar a boa razão, Bolsonaro tem feito um excelente trabalho.

2.2.2) Se tivesse de cobrar coerência dele, eu primeiro deveria cobrar coerência dos pais do regime republicano e de todos os outros presidentes que antecederam Bolsonaro. 

2.2.3) Nestes mais de 130 anos de regime, de longe ele foi o menos pior - é o único presidente que pode ser chamado de estadista, pois ele se preocupou realmente com a sorte do povo que governou, tal como foi D. Pedro II.

3.1) Dizer que nenhum político presta é jogar Bolsonaro no mesmo saco de lixo onde devem ser atirados pelo menos a  maioria dos políticos da República.  É a mesma coisa que dizer que nenhum homem pode ser santo, por conta de ser pecador - e isso é um erro gravíssimo. É a protestantização da inteligência católica, a ponto de incorrer em anátema ou em heresia.

3.2.1) Recorrer à abstração é conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de fugir da realidade, que está se impondo por si mesma. 

3.2.2) Trata-se de covardia intelectual - e ao católico a covardia é um pecado que Deus não perdoa, pois nega o Santo Espírito de Deus que move todas as coisas, de modo a irmos servir a Cristo em terras distantes, tal como se deu em Ourique.

.José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2020 (data da postagem original).

Bibliografia recomendada:

A verdade como fundamento da liberdade: https://payhip.com/b/WwSY

O Brasil não foi colônia: https://payhip.com/b/AwGo

Sua Majestade, O Presidente do Brasil: https://payhip.com/b/ntjy

José Bonifácio, O Falso Patriarca: https://payhip.com/b/M6ZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário