1.1) Em grego, crese quer dizer uso.
1.2) Os costumes sociais podem se desenvolver por catacrese (difusão do uso, tal como o pé da mesa ou o pé da cadeira, em referência ao pé humano) ou anticrese (desenvolvimento de soluções jurídicas e comerciais que não seguem a lógica convencional dos usos e costumes vigentes, mas as observadas das circunstâncias peculiares de uma praxe empresarial, tal como vemos o direito real de anticrese, onde o credor assume o papel do senhorio, quando este tem uma dívida e usa os frutos civis do aluguel como forma de pagar o que deve).
2.1) Se crese é relativo ao uso, então a crise é relativa ao desuso - isto é, quando uma determinada solução conhecida não está respondendo aos desafios dos novos tempos, o que nos leva a descobrir novas verdades, a ponto de aperfeiçoar as verdades conhecidas e obedecidas, uma vez que decorrem da conformidade com o Todo que vem de Deus.
2.2.1) É da crise que surge toda uma filosofia e toda uma teologia que visa ao desenvolvimento do dogma, levando à hermenêutica da continuidade da sagrada tradição católica.
2.2.2) Durante o processo de crise, ocorrem momentos de separação (diácrise) e de reunião (síncrese).
2.2.3) As maiores diácrises da História, que resultaram no Grande Cisma do Oriente, terminarão sendo resolvidas com uma grande reunião. Haverá um grande concílio de tal modo que a Igreja Católica saia ainda mais fortalecida, a ponto de respirar bem com os dois pulmões, tanto com o pulmão romano, latino, quanto com o pulmão oriental, grego, caldeu, maronita ou melquita. Isso fará com que a Igreja responda à agressão islâmica ou mesmo comunista, uma vez que o Oriente não é uma invenção do Ocidente - ele tem uma realidade própria e ele precisa ser estudado à luz da conformidade com o Todo que vem de Deus.
3) Isso aperfeiçoará o senso de se tomar o país como um lar em Cristo, uma vez que será preciso imaginá-lo como um lar respirando o ar puro da graça salvífíca com dois pulmões. E tudo isso se dá a partir do momento em que a Rússia for consagrada, como foi pedido em Fátima.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário