Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2021

Por que todo Cristo-príncipe deve ter a virtude da fortaleza? Notas sobre isso

1) Toda pessoa, quando é alçada à condição de autoridade, precisa ter a virtude da fortaleza. Essa virtude é primordial, pois ela aperfeiçoa a liberdade de muitos em tempos de crise, uma vez que a liberdade se funda na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus. Sem essa virtude, você não consegue discernir o Cristo-príncipe do faraó do Egito que está exercendo a autoridade no momento.

2) Uma das maiores personalidades que tinha a virtude da fortaleza era Antônio de Oliveira Salazar. Ele foi um protetor das liberdades históricas de Portugal, principalmente num tempo em que Portugal estava mergulhado na maçonaria e no comunismo. Ele simplesmente foi luz na escuridão. Ele serviu a Cristo em terras distantes, assim como fizeram os reis desde D. Afonso Henriques e aperfeiçoou a liberdade de muitos em tempos de crise, pois o século XX foi o tempo da segunda Guerra Mundial, da Guerra Fria e da Descolonização da África e da Ásia. Foi um tempo de extrema necrologia.

3.1) Estudar as circunstâncias de seu governo de emergência é a melhor maneira de aperfeiçoar a liberdade de seu povo em tempos de crise, de modo que ele não esqueça de tomar seu país como um lar em Cristo, por Cristo e par Cristo. 

3.2) É graças a Salazar que a santa ditadura não é sinônimo de tirania. Embora Cristo seja bom, Ele tem o cetro de ferro, já que veio para corrigir o rumo dos animais que erram de modo que deixem de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, pois isso os tornará uma verdadeira de fábrica de animais que mentem de tanto imitarem o exemplo dos maus, dos ímpios.

3.3) Dante Alighieri tem uma lapidar frase neste sentido: o fogo do inferno está reservado a quem conservou o que é conveniente e dissociado da verdade em tempos de crise. Tanto o morno quanto o que se aproveitou do tempo de pandemia para se fazer de tirano pagarão um preço muito alto por conta desse pecado que clama aos céus, já que eles não promoveram a santificação através do trabalho e do estudo como a ordem do dia, de modo a aperfeiçoar a liberdade de muitos. Eles fizeram o contrário: restringiram o acesso ao estudo e ao trabalho - e só por isso essa gente tinha que ser posta na árvore dos enforcados imediatamente para virar atração turística, de modo a lembrarmos de que não devemos ser como eles. Eles enterraram o talento dado por Deus, ao invés de multiplicá-lo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de março de 2021 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

Série 1: balanço da minha experiência pessoal

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/sobreviver-um-mundo-culturalmente.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/o-que-faria-se-tivesse-novamente-meus.html

Série 2:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/covid-19-esperanca-esta-nos-poucos-que.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/notas-sobre-filosofia-da-crise-politica.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-importancia-de-se-mortificar-o-eu.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/notas-sobre-vocacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário