Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O que faria se tivesse novamente meus 18 ou 19 anos de idade, considerando tudo o que já sei da realidade agora?

1) Se eu tivesse 19 anos novamente, com o ensino médio recém-completado, a primeira coisa que eu faria seria entrar para um preparatório de modo a ser técnico judiciário. 

2.1) Quando se opta pela carreira jurídica, você deve começar de baixo: você deve começar como um técnico judiciário, que exige formação a nível de segundo grau.

2.2) Conforme você vai tendo contato com a realidade de um tribunal ou de um cartório, você vai acumulando experiência, sem mencionar que você vai ganhar um salário. Junte esse salário e pague uma universidade particular em direito - do jeito como está a formação universitária hoje em dia, em constante desconexão com a realidade, você deve ser pragmático: entre para a universidade para pegar o diploma, pois isso será exigido, quando você for fazer concursos públicos de hierarquia mais elevada, como analista judiciário ou administrativo.

3) Depois que você se formar, e tiver ficado estável no cargo de analista judiciário de nível superior, faça ou um mestrado e depois faça uma prova para ser juiz. E depois de se estabilizar no cargo de juiz, case-se e monte uma família.

4.1) A carreira jurídica moderna é como a engenharia ou a arquitetura: tornou-se uma carreira servil. Se anseia ser inteligente antes de ser bem-sucedido, você deve buscar a vida intelectual desde cedo. E para isso, você precisa ter preceptores que te preparem para a vida intelectual, pois dos 18 aos 30 anos você precisa se dedicar à vida prática. Você precisa ganhar o pão de cada dia.

4.2.1) Eu não tive um pai filósofo ou mãe com aptidão para ciências humanas. Venho de uma família onde todos têm pendão para exatas e fui o único que enveredei por esse caminho das ciências humanas. 

4.2.2) Naturalmente, por ser o pioneiro, o sucesso não viria na minha geração. Deus me destinou o papel de elevar a inteligência dos que estão ao meu redor, sobretudo dos meus filhos. Quando meus filhos enveredarem por esse caminho que trilhei originalmente, eles estarão mais bem preparados do que eu, pois terão um pai com sólida formação intelectual apoiando-os e protegendo-os, coisa que eu não tive.

4.2.3) Na minha geração, faltou-me a estrutura necessária para ser bem-sucedido. E família estruturada pra mim pressupõe mais do que pai e mãe casados, em relação estável por longo tempo: pai e mãe precisam ter sólida formação intelectual, conhecimentos técnicos e contatos. E essas coisas abrem as portas para o sucesso. E isso só é possível sendo inteligente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário