Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Notas sobre caridade intelectual - relatos da minha experiência pessoal

1) Quando  organizei uma compilação de artigos que escrevi sobre a filosofia da pobreza, no sentido católico do termo, eu a enviei ao meu colega Lucas Saurin. Ele a tomou como o presente de aniversário dele e passei a ganhar os favores dele (e detalhe: não sabia que 11 de fevereiro, que foi o dia em que enviei a compilação, era dia do aniversário dele - isso é prova cabal de que Deus me usou para ajudá-lo). 

2) Como passei a ter um baita ganho sobre a incerteza, de hoje em diante, de maneira discreta, eu anotarei o aniversário dos meus contatos e vou mandar essas pérolas da sabedoria católica no dia de aniversário dessas pessoas. Se Deus usou dos meus dons para tornar as pessoas mais sábias, agora eu vou tornar isto tradição. 

3.1) É diante da caridade, quando as pessoas estão face a face de Deus, que elas se revelam. Os artigos devem ser vistos como uma bela de uma surpresa. Vou adotar a prática de dar este tipo de esmola a quem sei que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. 

3.2) Na Verona de Romeu e Julieta, era bem comum, para se conseguir os favores dos mais pobres, recitar poesias para eles. Como não sei fazer poesia, vai filosofia mesmo, pois é isso que sei fazer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Postagem relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/por-que-nao-dar-um-toque-polones.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário