Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Comentários sobre uma lição dada pelo professor Luiz Gonzaga, filho do professor Olavo de Carvalho

1) O Professor Luiz Gonzaga, o filho do professor Olavo, havia dito que todo dia produtivo, todo dia em que você passa nesta vida aprendendo alguma coisa, deve ser avaliado não só por conta do seu curso mas também por conta do caminho que ele conduz, ao ditar o que virá amanhã e depois de amanhã, posto que idéias geram conseqüências, às vezes muito sérias.

2) Em razão desta valiosa lição, eu passei a colocar no meu diário as coisas que aprendi neste dia e o que falta fazer, de modo a dar continuidade espiritual.

3.1) Pela minha experiência, se eu não escrever, isto é um sinal de que não vivi esse dia, ao menos espiritualmente, pois escrever é um tipo de oração que é feita por meio das mãos. Se eu durmo, toda aquela consciência, todo aquele estado de espírito fundado na santificação através do trabalho é dissolvido - e se não boto no papel o que deve ser dito, então usei o nome de Deus em vão, pois invoquei o Santo Espírito de Deus para apreciar retamente todas as coisas e deixei de falar o que precisava ser dito, segundo inspiração desse mesmo Espírito, por preguiça. 

3.2) Esta omissão é um pecado que clama aos céus, em toda a sua gravidade. Isto leva à acídia, à indisposição para se fazer o bem - e isso é péssimo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/notas-sobre-o-amanha-filosofico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário