1) Quando era bem criança, era muito comum as pessoas irem correr atrás de doces, em razão do dia de São Cosme e São Damião. Era uma tradição do Rio de Janeiro - ela foi destruída pelas Igrejas protestantes. Como nada se destrói sem colocar outra coisa no lugar, os cursinhos de inglês introduziram as festas de Halloween no lugar da festa que costumava ser feita aos santos católicos.
2) Se tivesse a oportunidade de ir para os EUA, eu abriria uma loja de doces e faria descontos no dia de São Cosme e São Damião. No dia de Halloween, eu cobraria o triplo do preço, pois não devemos celebrar coisas que são próprias do demônio.
3) Se uma família católica americana me perguntasse por que razão cobro tão caro pelos doces no dia de Halloween, eu diria o seguinte: "eu sou católico e não compactuo com o mal - e essa cultura do Halloween deve ser substituída pela tradição de São Cosme e São Damião que havia no Rio de Janeiro, a cidade onde eu nasci. Lá, a tradição foi destruída por protestantes e por cursinhos de cultura inglesa; aqui, estou dando o troco na mesma moeda".
4) O comerciante pode colaborar para a cultura de uma nação tomada como um lar em Cristo promovendo bens e serviços ligados à conformidade com o Todo que vem de Deus e cobrando preços punitivos contra os que buscam produtos associados a uma tradição anticristã. Eis a ética católica no tocante à prestação de serviços ao bem comum.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).
Postagens relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/notas-sobre-relacao-entre.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/do-dia-das-bruxas-como-satira.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2019/11/sou-hallow-wins-pois-halloween-e.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2019/11/o-que-faria-para-combater-o-halloween.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/05/dos-casos-onde-usura-e-justa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário