Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Da importância de uma boa formação literária para ser um bom crítico de jogos

1) Para se criar uma boa história de videogame, você precisa ter uma sólida base literária e traduzi-la em meios interativos de tal maneira que a coisa imaginada se torne uma realidade ficcional verossímil e possível. 

2.1) Não é à toa que os jogos são os que melhor traduzem o que está descrito nos livros, não os filmes, cuja história tende a ser editada, mutilada, causando um grave efeito de traição, de manipulação. De tanto jogar jogos de computador, eu me sinto preparado para ler livros de literatura, de modo a melhor compreender as histórias produzidas a partir das artes interativas. 

2.2.1) Se a filosofia nasceu da crítica literária, é perfeitamente o seu resgate fazendo crítica dos jogos eletrônicos, a ponto de fazer disso uma filosofia 2.0. 

2.2.2) É através dos jogos eletrônicos que encontro a contemplação necessária para se fazer uma boa filosofia - e as artes interativas oferecem as experiências necessárias de modo a ver se isso pode ser ou não aplicado à realidade do meu país e às circunstâncias da minha vida, em particular.

2.2.3) Como estou sempre em casa, já que as coisas no Rio estão passando por um violento processo de homeostase civilizacional - a ponto de perderem o completo sentido por conta de cada vez mais gente perder o contato com a realidade das coisas tais como elas são -, eu sou obrigado a recorrer a simuladores, a um exame de uma experiência mediata de modo a produzir o conhecimento necessário acerca da realidade das coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus. Não é o melhor dos mundos, mas é o único caminho possível, diante das minhas circunstâncias. 

2.2.4) E como diz o professor Rodrigo Gurgel, o único remédio para tanto conservantismo e afetação se chama crítica. E neste ponto, espero contribuir para o bem comum fornecendo análises dos jogos que eu mais gosto de jogar, de modo que se extraia melhor sabedoria deles, da mesma forma que eu fiz, quando joguei.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-importancia-de-um-bom-psicologo-para.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-industria-dos-jogos-eletronicos-como.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário