1) Em filosofia, pergunta complexa é uma insinuação mascarada de pergunta. Trata-se da famosa pergunta capciosa, geralmente feita com propósito desonesto.
2.1) O que entendo por pergunta complexa, porém, é outra coisa: trata-se de uma pergunta honesta e simples que, se respondida e investigada adequadamente, leva ao desdobramento de outras perguntas, fazendo com que compreendamos melhor a complexidade da natureza das coisas, a partir da reunião das respostas obtidas.
2.2) Toda pergunta leva à busca de uma resposta e o processo dessa busca gera uma história digna de ser contada, que, por sua vez, leva a uma nova pergunta, a uma nova busca e a uma nova história digna de ser contada Trata-se da conversa que puxa conversa (ou como dizemos em inglês, we must keep the conversation going).
3) É por conta da investigação da complexidade das coisas que a chama pelo desejo de provar do fruto das coisas que apontam para Deus jamais se apaga. Esta é, portanto, a única pergunta admissível ante a complexidade das coisas, pois ela leva a irmos mais fundo na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário