Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Da importância de passar suas anotações de jogo para o caderno físico - lições fundadas na minha experiência pessoal

 1) Quando estou jogando um jogo de estratégia da série Civilization, The Sims ou Colonization, toda a experiência que acumulo é convertida em textos, em impressões autênticas que tenho acerca dos jogos. Quando sinto a necessidade de escrever, salvo o jogo, saio dele e vou escrever - e as informações estão todas armazenadas em pastas, que são verdadeiros cadernos virtuais, cada uma com centenas de txts sobre as informações que coleto dos jogos. 

2.1) Até agora, eu tenho 14 pastas, sendo a mais recente destinada ao SAELIG, um simulador econômico que cobre a época da Inglaterra antes da conquista normanda. 

2.2) Esse simulador foi comprado há cerca de quatro anos - e devido à enorme quantidade de updates que tem recebido ao longo do tempo, ele ficou um jogo muito interessante de ser experimentado, coisa que vou fazer nos próximos dias, depois de explorado todo o potencial do The Sims 4.

3.1) Eu recomendo a todos aqueles que desejam seguir o meu exemplo a passarem suas notas digitais para o caderno físico, pois ele é uma excelente fonte de consulta, sobretudo quando se está em ambiente de jogo. 

3.2.1) Quando jogava Ragnarok Online, eu passava muitas das experiências que acumulava para o caderno físico e ficava fazendo consultas a ele quando precisava sanar alguma dúvida. Foi graças a esse jogo que comecei a desenvolver a consciência de tomar notas sobre tudo o que vejo nos jogos, a ponto de fazer disso uma cultura pessoal, um estilo de vida, um jeito de ser. 

3.2.2) A origem do hábito de jogar anotando remonta à época em que jogava Sid Meier's Colonization (a versão clássica, de DOS). Nesse jogo, havia coordenadas - e nessas coordenas anotava o clima, o tipo de terreno, a produção potencial e se ela era um bom lugar para se fundar uma colônia ou não. Hoje, como esse jogo já é antigo e pode rodar num emulador, você pode usar anotações virtuais. Mas o começo da cultura da anotação foi ali - e o Ragnarok fez dessa tendência que havia em mim uma cultura, uma necessidade pessoal de modo a melhor conhecer as coisas, o que me preparou e muito para a vida fundada na busca do conhecimento.

3.2.3) Tenho até mesmo um modelo em pdf das notas que fazia para os jogos, quando jogava Sid Meier's Colonization Classic. E se o arquivo estiver eventual perdido ou corrompido, posso refazê-lo, já que isto é como andar de bicicleta pra mim. E caso alguém queira o arquivo, posso vendê-lo no payhip a preço módico.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/comentario-sobre-como-o-civilization-1.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/de-volta-ao-tempo-do-monges-copistas-da.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/02/da-importancia-de-uma-boa-formacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário