Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2021

Notas sobre a importância de tirar a inhaca do corpo, no seu tríplice aspecto

1) Pouco depois que escrevi meu artigo sobre o comportamento liberal dos que habitam o oeste da Polônia, eu fui fazer uma pesquisa sobre a palavra inhaca e percebi que ela tem três significados. Além do significado do mau cheiro, a palavra inhaca, no sentido angolano do termo, se refere a um rei muito poderoso (algo assemelhado a um faraó do Egito, que se acha Deus), enquanto no sentido tupi do termo a mesma palavra significa falta de sorte.

2) Então está explicado: quando o sujeito está cheio de si até o desprezo de Deus e acha que tem o rei na barriga, ele certamente deve ser uma figura bem desagradável, já que o conservantismo dessa pessoa fede, sem mencionar que conviver com um tirano na própria família constitui uma verdadeira desgraça, uma verdadeira falta de sorte na vida, já que a pessoa não entregou seus caminhos a Deus. 

3.1) Antes da vinda do salvador feito homem na forma de criança, os fariseus, ao interpretarem a lei mosaica, recomendavam banhos espirituais. Mas isso não era suficiente - de nada adianta um corpo limpo se o interior está todo sujo, por conta do conservantismo, já que a pessoa está com a alma fechada para Deus.

3.2.1) Como Jesus veio dar pleno cumprimento à lei mosaica, ele instituiu a eucaristia. Se você está alimentado do verdadeiro Deus e verdadeiro homem, você consegue destronar o animal que mente que há dentro de você e assim você consegue deixar de exercer mal-estar sobre todos os que estão à sua falta, seja a própria família, sejam os seus amigos, sejam as pessoas que estão sujeitas à sua autoridade e proteção, se você estiver investido em algum cargo destinado a aperfeiçoar a liberdade de muitos. 

3.2.2) Se a alma está alimentada de Cristo, você consegue tirar a inhaca do corpo com um banho e ainda tirar uma leitura proveitosa a partir de um bom livro, a ponto de cultivar a alma naquilo que é bom, a ponto de fazer uma verdadeira higiene espiritual - o que faz com que a vida tenha algum sentido neste vale de lágrimas. Assim, o triângulo escaleno vai se endireitando até se tornar um triângulo equilátero, pois a política é a continuação da trindade a ponto de criar as pontes que ligam a Terra ao Céu.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de março de 2021 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-importancia-de-se-mortificar-o-eu.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/jestem-inhaca-jestem-notas-sobre-o.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-reciclagem-para-renovacao-das-coisas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário