1) Na Idade Média, era comum contar em praça pública os feitos de família perante a comunidade na forma de histórias, sobretudo na forma de parábolas.
2) Se as pessoas da sua família são santas, amigas de Deus sem medida, esse é o maior patrimônio que você pode ter. As histórias de santidade vão atrair uma legião de pessoas dispostas a te ajudar - estas são as melhores histórias, pois estas são dignas de serem contadas, já que a vida dessas pessoas foi tão exemplar a tal ponto que a cortina pode ser levantada, uma vez que a biografia delas pode ser servida ao bem comum de tal modo a aprimorar a alma dos cidadãos da polis, pois a verdade é o fundamento da liberdade. Assim, eles não esquecem que a cidade dos homens deve imitar a Jerusalém celeste, no tocante a ser um espelho de justiça.
3) É nessas horas que o contador de histórias deve pedir o apoio dessas pessoas de modo a colaborarem financeiramente com a família ou ao menos que elas dêem um apoio moral ou político naquelas coisas fundadas no bem comum, a ponto de fazer com que as medidas das autoridades apoiadas por essa família aprimorem a liberdade de muitos, a ponto de oferecer um ambiente de uma maior concórdia entre as classes produtivas, ao maior número de pessoas possível. E as pessoas sempre ajudarão, se isso for em Deus fundado.
4.1) Se o contador de histórias ficar com boa reputação em seu distrito, ele pode ir ao distrito seguinte para oferecer seus serviços em terras cada vez mais distantes, onde as pessoas lavram a terra, na condição de colonos, já que os distritos agrícolas ou industriais constituem os bairros mais afastados do centro.
4.2) Quando ele tiver contado suas histórias e ouvido as histórias das pessoas a ponto de oferecer caminhos alternativos de modo a fazer com que a cidade como um todo, enquanto organismo vivo, possa ser tomada como um lar em Cristo de uma maneira melhor que seus antecessores, então ele pode ser alçado à condição de vereança.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 16 de março de 2021 (data da postagem original).
Postagens relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/por-que-todo-cristo-principe-deve-ter.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/o-que-o-guild-3-me-ensinou-sobre-agoras.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-importancia-de-se-mortificar-o-eu.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/por-que-verdadeira-autoridade.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/06/da-literatura-como-um-misterio-servido.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/07/sobre-questao-da-nobreza-espiritual.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/07/existe-algo-como-uma-aristocracia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário