1) O que faz com que o mundo das bolsas de valores se torne um ambiente detestável é a cultura da aposta. E a aposta é a causa da especulação.
2) Alguns apostam no evento A e outros apostam no evento B - se ocorrer o evento C, que não foi previsto ou sequer imaginado, todos perdem. O fato de o investimento se reduzir a um jogo é fora dos ditames da justiça e do bem comum, sem mencionar que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, pois o vencedor se acha eleito de antemão e salvo com a riqueza e o perdedor sai condenado de antemão por ter perdido a aposta e o dinheiro.
3.1) Pela mesma razão como são proibidos os jogos de azar, deveria ser proibido também fazer apostas e precificá-las na bolsa, pois isso é antieconômico.
3.2) O próprio fato de vivermos numa república instável, que muda sua constituição de 30 em 30 anos, só reforça ainda mais a cultura de jogo, de aposta. Por isso mesmo, o regime republicano tem que ser abolido no Brasil e a monarquia precisa ser restaurada, pois é na estabilidade política que se recupera o caráter produtivo do investimento, a ponto de a riqueza ser servida ao bem comum, já que a verdade é o fundamento da liberdade.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de março de 2021 (data da postagem original).
Postagens Relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/por-que-classe-ociosa-investe-no-que-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário