1) Em razão do que vi no The Guild 3, percebi que o que eu faço na rede social é a versão virtual daquilo que se fazia na Idade Média.: relações públicas.
2) Se vivesse na Idade Média, eu falava o que pensava na praça pública. Se falasse qualquer groselha, eu seria exposto ao ridículo. Para falar em praça pública, eu precisaria servir ordem e edificar santa e reta consciência em muitos, a ponto de fazer disso messianismo de serviço.
3) Se os nossos políticos fossem personalidades autênticas, a ponto de darem a cara para bater, eles precisariam defender suas idéias falando em praça pública, para que todos ouçam. E idéias nobres e edificantes. Isso vai atrair interessados e o contato corpo-a-corpo, coisa que desejam evitar.
4) O marketing faz do político um produto, pois passa uma imagem do que ele não é: uma pessoa autêntica. Se você quer ser alguém de verdade, que seja como os homens públicos da idade média, quando se relacionavam com a comunidade na praça públca, em frente à Igreja ou ao mercado.
5) Para quem é tímido, escrever no facebook é a versão moderna disso - com o tempo a pessoa perde a inibição e fala em público como normalmente escreve. Particularmente falando, não tenho a mesma habilidade de falar quanto tenho de escrever - por isso que não me sinto tão à vontade falando em público. E se fosse para gravar vídeos ou para falar em público, seria com um propósito edificante e nobre - precisaria me esvaziar de mim mesmo e estar revestido de Cristo de modo a fazer um bom trabalho. Do contrário, seria mais um animal que mente como tantos outros - o que eu não quero ser.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 16 de março de 2021 (data da postagem original).
Postagens relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/como-se-davam-as-relacoes-publicas-uma.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/03/da-natureza-juridica-das-empresas-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário