Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Notas sobre as guildas e sobre a suposta alegação de que elas eram uma conspiração contra o público

1) O que é uma "conspiração" senão o ato de unir-se discretamente a outrem em prol de um objetivo em comum? Qual é a dificuldade em acreditar na existência de um fenômeno tão banal? Afinal, ser um jumento está na moda (Eric Ribeiro Silva).

2) A maior prova está no sistema de guildas. Adam Smith, em sua obra A Riqueza das Nações, disse que as guildas eram uma conspiração contra o público.

3) É verdade sabida que a maçonaria nasceu do progresso técnico que havia nas corporações de ofício. Com o advento da Reforma Protestante, a noção de riqueza tomada como sinal de salvação ganhou uma justificação teológica a partir do calvinismo, a tal ponto que associações discretas se tornaram secretas.

4.1) Costuma-se dizer que uma associação discreta ocorre quando ela é conhecida dentro do âmbito das famílias. Como a vida familiar e a honra são invioláveis, indevassáveis, então essas organizações eram entidades de direito privado e elas serviam para subsidiar as famílias, posto que eram corpos intermediários. 

4.2) Elas ganhariam ainda mais força em tempos de Igreja perseguida pelo Império Romano, nos tempos do paganismo. Muitos cristãos encontraram sustento trabalhando nas guildas, nas corporações de ofício. Quando o império Romano caiu, elas começaram o processo de reconstrução do mundo antigo tendo Cristo como o verdadeiro soberano desse mundo conhecido, pois a pedra rejeitada pelos judeus e pagãos tornou-se a pedra angular. O mundo clássico seria renovado, a tal ponto que a Idade Média é, na verdade, uma Antigüidade Tardia, retrabalhada à luz da verdade, enquanto fundamento da liberdade.

5) As associações secretas não são conhecidas por ninguém, mas somente pelos iniciados, os iluminados São entidades criadas por gente que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade - elas visam a derrubar do poder tudo o que decorre do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Estas são as forças conspiradoras propriamente ditas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2020 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário