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terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Notas sobre o Admirável Mundo Antigo

1) O caminho de um império fundado para o esplendor e glória em Cristo começa ser a pavimentado a partir das estradas vicinais de outro antigo império, onde César foi divo, a exemplo do Faraó. Um distrito agrícola começa a ser criado a partir da associação de um pasto, de um celeiro e de uma fazenda, reunidos de uma maneira mais ou menos trinitária. Da associação de um conjunto de fazendas e pastagens que gravitam em torno de um celeiro central, nós temos um vicus

2.1) Do encontro dos vários fazendeiros e artesãos do vicus, nós temos um mercado, onde os bens são trocados por meio de outros bens ou dinheiro - e esses mercados ficam às margens da estrada vicinal que conecta uma cidade e outra. Um humilde lugarejo passa a ser instalado adjacente ao distrito de modo a processar a matéria-prima do lugar, a ponto de os produtos receberem um acabamento artesanal. 

2.2) Com o passar do tempo, a cooperação acaba se tornando bem-sucedida, pois o lugarejo se torna uma vila com o passar do tempo, a ponto de servir de habitação dos habitantes da localidade, enquanto as fazendas viram latifúndios, o celeiro vira armazém e os pastos ganham usinas de processamento da carne e da pele. E o distrito passa a crescer em extensão territorial e em especialização econômica - com o crescimento, começa a nascer a vocação comercial e fabril da cidade a partir da agricultura. Adjacente a esse armazém, um caravançarai é instalado para servir de ponto de partida para as caravanas. E as operações comerciais por terra começam a ser desenvolvidas, inicialmente para atender a demanda doméstica - com o tempo, elas ganham uma escala mais internacional, conectando uma cidade e outra em favor do império. Se a cidade tivesse acesso ao mar, um porto seria naturalmente criado.

2.3.1) A economia da localidade se torna cada vez mais diversificada - todo tipo de pessoa, das mais variadas origens e classes sociais, passa a habitar a localidade, fazendo com que a vila ganhe um ar cada vez mais cosmopolita, de civitas mesmo. Essas pessoas prestam toda sorte de serviço, sobretudo de prover as demandas da população através do comércio. 

2.3.2) Casamentos interclasses começam a haver de tal modo a surgirem os primeiros polímatas. A partir da idéia de família, associações profissionais começam a surgir, surgindo, assim, as guildas. Os encontros nos mercados vão ganhando variedade conforme o sabor das estações e das circunstâncias, a ponto de a vila se tornar uma cidade de eventos, que vão desde casamentos a grandes missas. Está formada a municipalidade - e com ela noção de servir a um bem comum, de modo que todos amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. 

3.1) Ao menos eu posso imaginar esse admirável mundo antigo, que foi construído ao longo das gerações, através do processo de se conservar o que é conveniente e sensato, coisas essas que apontam para a conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3.2) Tudo isso nasceu do desenvolvimento natural das instituições sociais e econômicas, de tal maneira que lembrasse ao homem a idéia de que há um mundo melhor depois dessa vida. Afinal, a riqueza não é um fim em si mesmo, mas o instrumento por meio do qual atingimos o bem comum, que é fazer o maior número possível de pessoas amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de viverem a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus, fazendo com que a cidade seja um espelho na terra do que é a Jerusalém celeste. 

3.3) Trata-se da cidade dos homens bons, não dos animais que mentem, que vivem conservando o que é conveniente e dissociado da verdade. O amor dos maus por si é tanto que desprezam a Deus - e o resultado disso é a criação das cidades modernas, que são a negação do que significa ser uma cidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2021 (data da postagem original).

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