Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Notas sobre a natureza do vicus, a menor unidade administrativa romana

1) No sistema administrativo romano, vicus era a menor unidade administrativa. Muitos pagi (plural de pagus) eram subdivididos em vici (plural de vicus). Em termos modernos, equivale ao bairro de uma cidade.

2) Quando pensamos em estradas vicinais, nós devemos pensar em estradas que cortam o vicus. O desenvolvimento desta unidade, a ponto de se tornar uma vila, é todo centrado na atividade agrícola organizada. 

3) Por isso ser do vicus implica se santificar através do trabalho agrícola, a ponto de esta localidade se tornar uma vila. A vila, por sua vez já apresenta toda uma infra-estrutura capaz de beneficiar os produtos agrícolas (a ponto de converter trigo em farinha) ou mesmo apresentar uma atividade artesanal organizada.

4) Quando a vila se fecha em si mesma, a ponto de se tornar um burgo, o habitante passa a ser vilão, a agir com vilania. E o fechamento da vila em si mesma forma a mentalidade provinciana, a ponto de tornar as mentes servis, mesquinhas. Eis a origem da mentalidade revolucionária.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 04 de junho de 2020.

Postagens relacionadas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário