Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dos três graus da relação social: clientela, amizade e casamento

1) Na relação de serviço pessoal, ocorre o primeiro fundamento de uma amizade: a mútua assistência. Eu ajudo você com o meu conhecimento e você coopera com a minha atividade, a ponto de me santificar através do meu trabalho.

2) Se me santifico através do meu trabalho, você se torna santo também, se isso é produtivo e salvífico para você, já que é em Cristo fundado, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade.

3) Se te chamo para ser meu empregado, há mútua assistência e mútua santificação através do trabalho, o que faz com que meu empregado trabalhe em função do meu trabalho, desejando sempre o meu melhor.

4) Dentre todos os meus empregados, a esposa é a princesa dentre eles e a rainha do lar. Além da mútua assistência e da mútua santificação através do trabalho, com ela posso constituir uma família. Eis os três fundamentos do matrimônio, a ponto de ser a evolução da amizade, a ponto de se tornar uma missão pessoal em prol da Igreja de Cristo.

5.1) Minha esposa como empregada goza de uma estabilidade que nenhum empregado possui. O que Deus une o homem não separa - por isso, a esposa é indemissível. 

5.2) Quem instituiu o divórcio pensou na lógica de que a mulher pode ser demitida. Eu uso a pessoa - quando me canso dela, eu a descarto. Isso não é amor - isso é diabólico.

5.3) Negue o amor como o fundamento do bem servir e a amizade como a base da sociedade política e tudo será servido com fins vazios.

José Octavio Dettmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário