Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Seja mestre da capitalização moral, não da riqueza tomada como sinal de salvação, tomada como um fim em si mesmo

1) Nando Moura criou o curso mestres do capitalismo. Riqueza a qualquer custo levará certamente a todos imitarem a mão sínica (chinesa), que está armada até os dentes, sempre pronta para atacar aos indefesos.

2) Quando escrevo meus artigos, estou escrevendo minhas experiências sobre a arte de domar o processo de capitalização através da virtude, não do vício. E o processo de capitalização através da virtude gera bons usos e bons costumes na sociedade, uma ética virtuosa, uma vida fundada na conformidade com os planos da criação, uma vez que Deus vê nisso coisas boas. Eis a capitalização moral. Tudo o que há de bom ou de ruim entra por meio de um só homem - e o exemplo arrasta. Se o homem estiver revestido de Cristo, então o bem prevalece.

3) Não existe fórmula mágica.  O seu ponto de partida é você mesmo, sua circunstâncias e o senso de servir a Cristo em terras distantes (lembre-se que você é da América Portuguesa e você foi marcado com o sinal da Santa Cruz). Honre seu pai, sua mãe, o legado de D. Afonso Henriques, a Igreja Católica e Nosso Senhor Jesus Cristo - assim, você encontrará um sentido em meio a este caos em que estamos metidos. 

4) Se houver boa vontade para seguir o caminho da verdade, sempre haverá um caminho. E esse caminho é Cristo, pois Ele é a vida.

5) Se economia é ação humana fundada na comunhão de vida fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que é o sumo logos, então praticar a virtude e conhecer a história de Portugal, Brasil e Algarves é a maior logoterapia que pode ser feita.

José Octavio Dettmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário