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sexta-feira, 12 de junho de 2020

Da relação de clientela como estágio evolutivo prévio da amizade - relatos da minha experiência pessoal

1) O que fazer quando uma pessoa sente que tem muito a ganhar contigo, mas você sente que não tem muito a ganhar com esta pessoa, em termos de conteúdo? 

2) Transforme a relação numa prestação de serviço pessoal. Na prestação de serviço, você testa o interessado - se ele é um bom cliente, aos poucos ele pode ser elevado ao teu nível, a ponto de ser um espelho de você.

3) Na qualidade de cliente, a pessoa se mostra confiável. E o grande segredo de uma relação duradoura é lidar com gente confiável, que mantenha o serviço produtivo. Ela ganha conhecimento e você passa a ter ganhos sobre a incerteza.

4) Mas antes de aceitar alguém como cliente, é preciso saber se a pessoa tem algum ranço esquerdista. Se a pessoa tiver laços de esquerda na família, a nefasta influência vermelha influirá no seu temperamento, a ponto de encerrar os serviços, pois a verdade servida entrará em choque com o que ela guarda de conveniente e dissociado da verdade.

5.1) Eu lidei com uma pessoa assim, em tempos recentes. Embora o relacionamento tenha durado pouco tempo, ganhei algum dinheiro, em razão do serviço prestado (mandei para ela artigos e vendi para ela um dos ebooks que eu digitalizei). Se a pessoa fosse cria do Olavo, certamente nadaria em dinheiro.

5.2) Afinal, gratuidade só é bom quando há ganho mútuo. Quando há superiores e inferiores, a relação tende a ser de serviço, o que implica sacrifício, de modo a elevar o inferior ao mesmo patamar do superior. O serviço de elevação do inferior precisa ser remunerado, pois é o tempo do superior que está sendo tomado para isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2020 (data da postagem original).

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https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/06/dos-tres-graus-da-relacao-social.html

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