1) Se vicus, a menor unidade administrativa do Império Romano, era correspondente ao bairro de uma cidade, então as capelas - as menores unidades da administração eclesiástica - ficavam em estradas vicinais e elas eram administradas por um vigário, que substituía o padre nos seus impedimentos na paróquia principal da vila dou da cidade.
2.1) Era sabido que o Império Romano era todo cortado por estradas. Elas conectavam um lugar de Roma a outro, a ponto de facilitar o comércio e as comunicações, bem como a mobilidade das tropas, as legiões.
2.2) Em cada estrada foi estrategicamente construída uma capela nas estradas vicinais - conforme essa região ia se desenvolvendo, o número de fiéis ia aumentando e o trabalho missionário ia sendo cada vez mais necessário.
2.3) Quanto mais a verdadeira fé é demandada, posto que o cristianismo é essencialmente messianismo de serviço, mais a autoridade aperfeiçoava a liberdade de muitos, constituindo autoridades legítimas através dos melhores homens dentre os leigos, a ponto de fazer da política continuação da trindade, de modo a servir ao bem comum tanto os cristãos quanto os não-cristãos de modo a todos amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
3.1) É a partir da verdadeira fé que o vicus se torna vila e daí se torna communitas, antes de se tornar civitas.
3.2) É da constante evolução fundada na verdade que se tem o aperfeiçoamento da liberdade, por meio do aperfeiçoamento dos serviços públicos e do comércio - o que favorece a expansão dessa comunidade organizada de modo a exercer influência sobre outros povos, a ponto de promover a fé Cristã em terras distantes, criando, assim um império de cultura em Cristo fundado.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2020.
Postagens relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/06/notas-sobre-natureza-do-vicus-menor.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/05/da-importancia-das-estradas-para-o.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/05/da-igreja-catolica-como-mestra-do.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/por-que-verdadeira-autoridade.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/06/notas-sobre-vigarice.html
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/04/notas-sobre-ordem-servida-com-fins.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário