A palavra “Halloween” é uma abreviação escocesa da frase “Allhallow-even”, que significa literalmente “All Holy Evening” e data do século XVIII. Os ingleses têm uma frase semelhante, “All Hallows ‘Eve”, com o mesmo significado.
As duas expressões denotam a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, que é 1º de novembro, e se referem à celebração dos homens e mulheres santos que são reconhecidos na Igreja Católica como residindo no Céu.
As origens dessa festa em particular remontam a 13 de maio de 610, quando o Papa Bonifácio IV consagrou um antigo templo romano, dando-lhe o novo título de Santa Maria e os Mártires. Construído pelo imperador Agripa e concluído por volta de 126, este templo fora anteriormente dedicado a todos os deuses pagãos. Hoje é conhecido como o “Panteão” em referência a essa dedicação original, e continua sendo uma maravilha arquitetônica do mundo antigo.
O Papa Gregório VII transferiu a festa do Panteão de 13 de maio a 1º de novembro, combinando-a com outros dias da festa para criar o “Dia de Todos os Santos”.
A Igreja Católica tem uma tradição de fazer orações de exorcismo ao dedicar um edifício à adoração a Deus. Esse era especialmente o caso no Império Romano, quando muitos templos pagãos foram transformados em igrejas cristãs. Os deuses pagãos eram vistos pelos cristãos como “demônios”, e era necessário expulsar sua presença de um edifício antes que o culto cristão pudesse ser oferecido ali.
Um exorcismo teria sido necessário para transformar o Panteão em uma igreja cristã dedicada à Virgem Maria e aos santos. Os exorcismos eram uma liturgia popular da Igreja primitiva e alguns historiadores afirmam se tratar do rito mais amplamente celebrado durante os primeiros séculos. É também por isso que a festa de Todos os Santos é tradicionalmente vista no contexto como um triunfo sobre o paganismo.
Segundo o St. Andrew Daily Missal, por causa dessa ligação, o Dia de Todos os Santos celebra o triunfo de Cristo sobre os falsos deuses dos pagãos e a dedicação original da igreja [o Panteão] para o uso na Missa.
Dessa maneira, o primeiro “Halloween” começou com um exorcismo, expulsando os espíritos das trevas e a Igreja triunfando para o reinado de Deus.
Ecclesiam Catholicam
Fonte: http://ivononic.com/4eKi
Facebook, 1º de novembro de 2020.
Postagens Relacionadas:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/do-dia-das-bruxas-como-satira.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário