1) Quando a capital foi deslocada para Brasília, foi-se quebrado o elo entre a classe política e seu povo. A capital foi fundada no meio do nada, inacessível a qualquer pessoa do povo. Até hoje, Brasília é única capital do planeta que não é cortada por ferrovias.
2.1) Se o Brasil foi separado de Portugal sob alegação de que era colônia de Portugal, então Brasília foi construída sob a estética da não-sujeição ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, negando o real propósito para o qual o Brasil foi fundado; para servir a Cristo em terras distantes.
2.2) Essa cidade resume toda essa comunidade imaginada pela maçonaria, esses animais que mentem e que rejeitaram a pedra que é hoje a pedra angular, pedra esta que nos deu um sentido de vida em Ourique. Como o animal que mente tem a alma feia, então a alma da cidade é feia e vazia.
2.3) Ela é a síntese do processo de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade na forma de cidade - um verdadeiro horror metafísico. Ela é tudo menos uma capital - ela não passa de um posto avançado de modo a incentivar o povoamento do interior - uma das razões pelas quais ela foi concebida.
3.1) A restauração do sentido de ser Brasil tomado como um lar em Cristo precisará e necessitará do Rio como capital novamente, ainda que como segunda capital.
3.2) Na verdade, o Rio é a capital verdadeira, pois o povo vai ter-se com seus governantes e representantes legítimos de modo a serem ouvidos e terem seus desejos atendidos. Esta cidade resume a essência da verdadeira democracia, enquanto Brasília personifica o autoritarismo.
3.3.1) Brasília será um posto avançado, quando muito a sede do Poder Executivo. E a função desta cidade será executar os grandes projetos de desenvolvimento econômico e social essenciais ao progresso da nação. Se a cidade foi concebida para incentivar a ocupação do interior, então que ela mantenha o seu sentido neste aspecto.
3.3.2) Com o tempo, a cidade vai sendo remodelada de modo a perder este horror metafísico para o qual ela foi concebida, visto que ela nega aquilo que decorre de Ourique. Esta cidade terá sua beleza, em função da razão daquilo para a qual foi projetada - e esta beleza não é própria de capital, mas de ser posto avançado visando a integração nacional. Por isso, Brasília é, na verdade, a capital secundária - ela nunca será a capital principal, pois ela acessório que a sorte do principal: a mentira de que o Brasil era colônia de Portugal.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2020 (data da postagem original).
Postagens relacionadas:
Postagens relacionadas:
Série 1:
Série 3:
Matéria relacionada:
A arquitetura modernista nasce do autismo de Le Corbusier: http://hideadew.com/2aW6
Nenhum comentário:
Postar um comentário