Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Da reabsorção do conhecimento adquirido enquanto circunstância - notas sobre isso fundadas na minha experiência pessoal

1) Ao longo dos anos 2000, principalmente no ano de 2004, eu tomei contato com as idéias da Escola Austríaca de Economia, principalmente as idéias de Friedrich August von Hayek. Um dos artigos que mais me influenciou a questão do uso do conhecimento na sociedade. 

2) Ao longo dos anos 2010, quando tomei contato com o pensamento do professor Olavo de Carvalho. Ele citou uma lição importante de Ortega y Gasset: que a verdadeira medida do homem está nele mesmo em suas próprias circunstâncias. Se gênio é quem inventa a própria profissão, então ele faz isso reabsorvendo as circunstâncias de modo que elas tenham um sentido de vida para ele.

3) Durante minhas investigações, tomei conhecimento da filosofia da crise de Mário Ferreira dos Santos e a questão da logoterapia de Viktor Frankl. Reunindo todos esses dados acumulados ao longo do tempo, eu pude retrabalhar esse conhecimento adquirido de modo a dar uma releitura das coisas de modo que apontassem para aquilo que é realmente importante: para a conformidade com o Todo que vem de Deus. Essa releitura é na verdade é a reabsorção do conhecimento adquirido ao longo do tempo, enquanto circunstância.

4) É através da releitura dessas coisas à luz da verdade, do verdadeiro fundamento da liberdade, que você consegue construir pontes de tal maneira a ligar a Terra ao Céu. Para que se eu seja construtor de pontes, eu devo me revestir de Cristo - por isso, eu devo morrer para mim mesmo de modo que o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem faça santa habitação em mim, através da Santa Eucaristia. Este é o segredo para ser um bom filósofo e amigo de Deus sem medida.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2020.

Postagens relacionadas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário