1) Em polonês, a palavra céu é niebie. No céu estão as coisas que não ficam sujeitas ao espírito dos tempos atuais, uma vez que são coisas próprias da eternidade.
2) Biedny é o sujeito que vive segundo a carne, segundo a matéria, em conformidade com a moda, que é própria dos dias atuais. Ele vive a conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Ele se acha eleito de antemão por conta de apropriar indevidamente das coisas de Deus, mas no final termina sempre condenado.
3) O segredo para deixar de ser um biedny e ser um ubogi é não viver mais segundo os preceitos da carne, da atualidade, mas segundo os preceitos do Espírito. Sempre haverá pobres entre nós, pois eles são a base da pirâmide - Deus eleva os melhores dentre eles, os mais humildes, de modo que cuidem dos mais pobres. Eis os bogatys, os verdadeiros ricos.
4) Do encontro do bogaty com o ubogi vem a economia de mercado, o desenvolvimento da economia fundada no bem comum, a ponto de a política ser a continuação da trindade, posto que esse encontro é em Deus fundado (e Deus em polonês é Bóg).
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2020.
Postagem Relacionada:
https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/da-atualidade-e-da-eternidade-como-uma.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário