Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Efemérides para o dia 5 de outubro no Brasil e em Portugal

Fato A:

1) No dia 5 de outubro de 1143, foi assinado o tratado de Zamora. Com este tratado o reino de Leão reconheceu o Reino de Portugal, outrora um condado chamado Portucalle, como um Reino independente. 

2) Os nacionalistas monárquicos ignoram solenemente que a independência de Portugal foi consagrada a partir do milagre que houve em Ourique, em 1139. Cristo consagrou e coroou o Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a ponto de este ser seu vassalo, dando a ele a missão de servir a Cristo em terras distantes. 

3) Em razão deste mandato do Céu, o Reino ganhou uma razão de ser própria, em Cristo fundada, a ponto de ser um país independente das demais Espanhas. É por esta razão que falo que os monarquistas não podem ser nacionalistas - não precisamos da aprovação de animais que mentem para sermos livres, uma vez que fomos coroados pelo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem para fazer o verdadeiro bem, que é levar o Evangelho a todos os povos que estão em terras muito remotas, uma vez que Cristo quis um império para si - um império feito para propagar a fé Cristã e dar combate aos sarracenos, que conquistaram a Terra Santa.

Fato B:

1) No dia 5 de outubro de 1910, os republicanos portugueses proclamam a república e põem fim à monarquia mais antiga, mais estável e mais democrática que já existiu na Europa. Diante do palácio ocupado pelos revolucionários, não havia ninguém para aclamar o regime, uma vez ninguém que via Cristo na figura dos republicanos. 

2.1) A monarquia francesa foi derrubada em razão da intervenção estrangeira nos negócios internos da nação - e o cinco de outubro, a data do tratado de Zamora, é usada como desculpa para se tomar o país como se fosse religião, onde tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele. 

2.2.1) Quando se trata de qual 5 de outubro deve ser comemorado, a resposta que deve ser dada é nenhum deles deve ser celebrado - o verdadeiro dia para se tomar o país como um lar em Cristo é no dia 25 de julho, quando Cristo apareceu para D. Afonso Henriques em Ourique. 

2.2.2) Por essa razão, os monarquistas e os republicanos constituem as duas faces de uma mesma moeda - todos são iguais para o padeiro, que rebatizou a loja como Padaria Brasil, de modo a não desagradar os clientes republicanos. Isso está constante na obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis.

Fato C:

1) No dia 5 de outubro de 1988 o Brasil promulga a atual Constituição Federal, após 21 anos de governo militar. 

2.1) Como o professor Loryel Rocha nos ensina, a História do Brasil tem muita conexão com a História de Portugal. 

2.2) Assim como a república portuguesa de 1910 é tributária da nefasta primeira república que se instalou aqui em 15 de novembro de 1889, a atual República fundada por esta carta foi fundada no ano em que se celebrou os 100 anos da Lei Áurea (que pôs fim à escravidão no Brasil no dia 13 maio de 1888) e um ano antes dos 200 anos da revolução Francesa. E ao mesmo tempo, o dia 5 de outubro é referente também ao fim da monarquia em Portugal, uma vez que reforça o argumento mentiroso de que o Brasil foi colônia de Portugal, fazendo com que o país seja tomado como se fosse religião - e no final das contas, tudo vira socialismo ou comunismo. 

3) Enfim, não há nada a comemorar nestes dois lados do Atlântico.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2020 (data da postagem original).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/08/coisas-que-vi-no-livro-o-brasil-nao-foi.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/09/outras-coisas-que-li-no-o-brasil-nao.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/dia-05-de-outubro-de-1143-comeco-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário