Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Notas sobre um novo império de cultura em formação: o império polonês

1) O maior desafio para quem toma dois países como um mesmo lar em Cristo é traduzir uma tradição política fundada no senso de servir a Cristo em distantes sem que se traia essa essência. 

2) Uma boa tradução dessa tradição faz com que o povo da Polônia sirva a Cristo em terras distantes, sem perder seu jeito de ser polonês. Na verdade, trata-se de um jeito de ser aperfeiçoado. 

3) Os poloneses servem a Cristo em terras distantes se santificando através do trabalho. São trabalhadores inteligentes, diligentes e versáteis - e cumprem seus deveres com excelência. Isso ajuda a estimular outros trabalhadores a serem tão bons quanto eles, pois eles evangelizam através do exemplo, do compromisso com a excelência - e compromisso com a excelência aponta para a conformidade com o Todo que vem de Deus.

4) Quanto estão nos EUA, o dólar que eles remetem para as famílias é alvejado no sangue no cordeiro, convertido em złoty e passa a refletir os excelentes valores da Polônia. Os dólares e euros remetidos à Polônia através da Polônia dispersa ajudam no desenvolvimento da economia familiar polonesa, no tocante a ela ser tomada como um lar em Cristo. Eis um novo império de cultura sendo criado.

5) Portugal no século XIX se desenvolveu assim, quando o Brasil era império. Os portugueses eram ótimos comerciantes e tinham muitos negócios aqui, principalmente no Rio de Janeiro, então capital do Império.

6.1) É por conhecer este ponto da história que posso falar isso aos poloneses, já que eles estão fazendo a mesma coisa. E isso é bom. A única coisa capaz de conquistar os EUA é um império de cultura. Eles nunca lidaram com um.

6.2) Ao longo da História só houve um império de cultura, que foi Portugal, Brasil e Algarves. Mas a atual geração de portugueses está destruindo todo o glorioso passado fundado na missão de servir a Cristo em terras distantes. Então, se eles não valorizam isso, então há outros que querem - por isso, vou ensinar o que sei a quem honra a Cristo de verdade, pois não há povo hoje que melhor honre a Cristo do que os poloneses.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2020.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/prefira-amizade-dos-que-transformam.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/11/notas-sobre-concepcao-polonesa-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário