Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Sinopse do livro A Constituinte Burguesa, de Emmanuel Joseph Sieyès

A Constituinte Burguesa (ou O que é o Terceiro Estado?, no seu original em francês) é uma obra clássica do pensamento constitucional francês, escrita pelo revolucionário Emmanuel Joseph Sieyès. Foi daqui que veio a noção de que todo poder emana do povo, enquanto titular do poder constituinte. 

Alegando o Terceiro Estado ser uma nação completa, Sieyès reduziu a nação ao Terceiro Estado, criando todo o ambiente necessário para a proletarização geral da sociedade. Isso fez com que os privilégios da nobreza e do clero fossem abolidos, quebrando de vez a sujeição que toda nação deve fazer ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem de modo a ser tomada como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo. Eis aí a gênese da maior crise civilizacional que estamos a enfrentar: a era do governo dos biednys (ou o mundo contemporâneo, tal como conhecemos hoje). 

O crime de Sieyès na doutrina política equivale ao monarquianismo religioso, que nega a doutrina da Santíssima Trindade na esfera religiosa. Como a política é a continuação da trindade, reduzir o governo das três classes a uma, a do Terceiro Estado, é uma heresia política das mais sérias. Ela imita muito bem a heresia religiosa. Livro indispensável para se entender a mentalidade revolucionária que nos domina hoje em dia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2020

Link para compra do livro: https://payhip.com/b/dVJP

Resenhas relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário