Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Notas sobre arte e artesanato

1) Quando estava jogando civilization VI, eu encontrei esta definição de artesanato: "aplicação da técnica para o uso de algo útil ao homem. Como esse conhecimento vem do saber prático, ele não requer imaginação, dado que é um conhecimento objetivo da realidade. Se fosse imaginativo, ele passaria a ser uma arte, a ponto de ser considerado um invento".

2) Enquanto a arte tende a ser liberal, a apontar para a verdade enquanto fundamento da liberdade, o artesanato tende a ser servil. A arte liberal produz o belo - e o belo, por ser um conhecimento objetivo, inspira as pessoas a fazer peças de artesanato, como uma jóia cuja pedra preciosa recebe cortes mais bem acabados ou polidos.

3) O artesanato, por ser servil, sempre recorre à arte para se inspirar no belo. Trata-se de uma relação de crédito e débito. Quanto mais obras-primas há na sociedade de modo a inspirar a sociedade no belo, mais sofisticado e belo será o artesanato. Quanto mais belo for o ideal a ser perseguido, mais será produtivo será o empréstimo que o artesanato faz da arte, a ponto de imitá-la, uma vez que o acessório segue a sorte do principal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2020 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2019/08/notas-sobre-o-que-faria-se-fosse-artesao.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/06/notas-sobre-plutologia-e-estetica.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2019/08/da-importancia-das-joias-como-forma-de.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2019/07/sobre-natureza-complexa-dos-emprestimos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário