Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Quando a busca por lucro não se dá por razões nobres: notas sobre a busca da riqueza como sinal de salvação em tempos de pandemia

1) Se fosse festeiro, eu organizaria uma festa chamada baile da Kitana e do Sub-Zero. O componente obrigatório é usar máscara, visto que os personagens no Mortal Kombat usavam máscara. 

2) Como o brasileiro gostou tanto desse negócio de usar máscara, a ponto de preferir o modelito da máscara à verdade por trás do seu uso, então essa festa iria acabar bombando. Seria um dos empreendimentos mais bem-sucedidos na cidade do Rio de Janeiro e região.

3.1) Para quem só se importa com o lucro, isso seria um negócio da China; para quem preza a verdade, seria o retrato da mais pura decadência de uma cidade. 

3.2.1) Chesterton dizia, numa certa ocasião, que se uma cidade ou nação reduz a sua razão de ser aos seus divertimentos, é porque esta civilização já entrou em processo de homeostase (estagnação) civilizacional, uma vez que perdeu o seu completo sentido. 

3.2.2) É o que aconteceu com o Rio de Janeiro, desde que perdeu sua condição de capital do Brasil para Brasília. E o Brasil, sem a sua verdadeira capital, perdeu o seu maior centro cultural.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2020.

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/08/notas-sobre-brasilia-enquanto-capital.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário