Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Notas sobre o processo de enobrecimento do homem

1) Mulheres e crianças têm o seu valor por si mesmo porque são ubogis, uma vez que são pessoas necessitadas da proteção de alguém. O homem, feito à imagem e semelhança de Deus, precisa provar seu valor de modo a ser digno de ter uma esposa e filhos - e quando prova o seu valor, ele se torna um bogaty, um nobre capaz de proteger os pobres que Deus coloca sob sua autoridade e proteção - seu pequeno pelotão, que é a família.

2) Aquele que se se santifica através do trabalho, que tem uma boa esposa e filhos virtuosos, pode se considerar uma pessoa de sorte, uma pessoa rica, pois nada lhe falta. E por nada lhe faltar, as demais coisas lhe são dadas por acréscimo, a ponto de servir a uma família cada vez mais ampliada: a comunidade onde habita, depois a província, para só depois servir à nação, o conjunto das províncias unidas. E de tanto ser o servo dos servos de Deus, o bom servo se torna o senhor dos senhores - sinal de que provou seu valor a ponto de receber uma coroa e ser chamado de rei de seu povo, de vassalo de Cristo, pois semeou consciência em seu país a ponto de todos amarem e rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

3) Se o homem tem a propensão para o heroísmo, então não há heroísmo maior do que fundar uma família e ensinar aos seus filhos o valor da honra, do trabalho e da livre inciativa em servir ao próximo, aos necessitados de Cristo, a ponto de se santificar através do trabalho. É assim que se toma um país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, ainda que em terras distantes.

4) Um reino sempre se emerge através da santidade e do exemplo. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2020. 

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/tornar-se-homem-notas-sobre-este-parto.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/10/para-ser-dizimista-e-preciso-empreender.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário