Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Sobre a natureza complexa dos empréstimos produtivos fundados no fato de se tomar dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo

1.1) Num empréstimo produtivo simples, você empresta uma espécie de produto, o qual será pago por bens do mesmo gênero, quantidade e qualidade, acrescida da sua devida remuneração, uma vez que esse empréstimo tem caráter de investimento, já que a pessoa que emprestou investiu nas habilidades de quem tomou o empréstimo, por conta de amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de participar dos riscos da atividade organizada como sócio.

1.2) Se empresto dinheiro a alguém para realizar uma atividade organizada, então é natural que eu receba os cômodos da coisa: eis os juros. Esses juros são devidos se as moedas tiverem o mesmo poder de compra, como se dá entre a moeda da Polônia e a moeda do Brasil.

2.1) Se essa pessoa a quem emprestei o dinheiro toma dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo, a ponto de receber moeda do Brasil e moeda da Polônia por conta do mesmo serviço prestado, é natural que a pessoa me pague com moeda da Polônia na falta da moeda do Brasil. As moedas têm praticamente o mesmo poder de compra, o que me permitirá tomar o país de São João Paulo II como meu lar em Cristo mais facilmente.

2.2) Nas coisas que apontam para a conformidade com o Todo que vem de Deus, tal investimento tem sua natureza produtiva conservada, uma vez que na nantureza nada se cria, nada se perde, pois tudo se transforma. A dação em pagamento de uma moeda A por B com mesmo poder de compra que me permite tomar outro país como um lar em Cristo que não o meu, o que me incentiva a descobrir os outros, uma vez que participei da atividade econômica organizada de alguém que se santifica através do trabalho. Como na Polônia o povo realmente ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, então adquirir a moeda da Polônia é acreditar nos valores dessa nação, a ponto de investir também na economia local, pois a moeda tem caráter fiduciário.

2.3.1) Da minha relação com os poloneses é provável que eu conheça os parentes dos meus contatos que moram nos EUA, uma vez que muitos poloneses imigraram para lá.

2.3.2) Se esse polonês estiver tomando a Polônia e os EUA como um mesmo lar em Cristo, é provável que eu receba a moeda americana em vez da moeda polonesa. Como a moeda americana tem mais poder de compra do que a moeda polonesa, o fato de recebê-la já é ganho sobre a incerteza por si mesmo.

2.3.3) De uma relação produtiva podem decorrer outras relações produtivas, a ponto de favorecer a integração de dois ou mais lugares como um mesmo lar em Cristo, a ponto de se criar uma verdadeira rede social de relacionamentos reais.

2.3.4) O relacionamento online pode ser o pontapé inicial para uma relação real, se houver circunstâncias favoráveis, se houver os meios reais necessários para que eu me desloque de um lugar para o outro, de modo a investir mais seriamente na relação.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário