Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Do deuteronômio e da conseqüente arquitetura voltada para o bem comum


1) O deuteronômio é a segunda lei, visto que a primeira se perdeu por conta do conservantismo dos judeus, que preferiram adorar um bezerro de ouro a adorarem Aquele que os tirou da escravidão do Egito.



2.1) Cristo, o segundo Adão, veio dar pleno cumprimento à segunda lei.



2.2) É do pleno cumprimento à segunda lei que temos uma arquitetura fundada no princípio de que devemos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próprio como a nós mesmos.



2.3) Como arquitetura é segunda construção em grego e como Cristo era carpinteiro, construtor, então esta arquitetura gerou uma ordem urbana onde a cidade dos homens tende a imitar a cidade de Deus, a Jerusalém Celeste. Eis o medievo.



3.1) O segundo é o último do primeiro - por isso os últimos, os trabalhadores de última hora, os relegados à segunda classe, serão os primeiros a servirem a Cristo em terra distantes.



3.2) Os católicos que tomam o Brasil como um lar em Cristo, não obstante todos esses atos de apatria acumulados ao longo do tempo, salvarão este país da deriva em que se meteu, bem como deste naufrágio civilizacional em que nos metemos.



José Octavio Dettmann



Rio de Janeiro, 15 de julho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário