1) Quando não há santos entre nós, qual é o primeiro passo a fazer? Ler as biografias de santos. Dentre vários modelos de comportamento que foram alçados ao brilho dos altares, você escolhe o mais adequado a você ou você pega o melhor de um com o que há de melhor de outro santo.
2) O conservadorismo no Brasil foi extinto quando acabaram com a carreira política de Lacerda. Se você quer ser conservador de verdade, estude a biografia de Carlos Lacerda. Tente trazê-lo para a nossa realidade: o que ele faria nas circunstâncias em que se deram as eleições de 2018? Ele faria o que fez Bolsonaro? Ele faria o oposto?
3) O fato de o Brasil não ter biografias políticas de homens públicos sérios revela a falta de imaginação moral para esses assuntos tão importantes.
4) Lacerda é o maior nome do conservadorismo brasileiro, fruto de toda uma ação católica que se pode datar desde 1916, quando a República permitiu aos hereges pregarem as suas heresias, sem necessidade de censura ou licença. Muitos padres e bispos se mantiveram fiéis à figura da Rendentora: a tal ponto que isso ensejou a fundação da PUC em 1930. Foi a partir da PUC-RIO que surgiu uma intelectualidade católica muito forte.
5) Com a eliminação desse movimento pelos militares, com a entrega das universidades aos comunistas, com a ação nefasta Teologia da Libertação, nunca mais houve o surgimento de uma geração como aquela.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 20 de julho de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário