Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

Notas sobre uma estratégia de leitura que adotei para o livro Societarismo, de Oscar Dias Corrêa

1.1) O primeiro passo que adotei foi fazer uma releitura desse livro. E releitura para mim implica ler como se fosse um escritor, tal como o professor Rodrigo Gurgel nos ensina.

1.2) Onde a escrita for sofisticada, prolixa, eu faço a substituição por termos mais simples e claros; onde houver citações demais, de modo a expor uma vaidade, eu faço o trabalho de suprimi-las por um texto objetivo e direto ao ponto, de modo a expor a verdade. E onde o autor preferir pelo marxismo, eu opto pelo seu oposto, o catolicismo, uma vez que a concórdia entre as classes é preferível à luta entre as classes, pois é da concórdia que tomaremos o país como um lar, em Cristo.

2) Eu adotei esta estratégia para o primeiro tópico, relacionado à necessidade da manutenção do termo economia política, enquanto nomenclatura científica. Se eu fizer estratégia para os demais tópicos deste livro, isso gerará um livro interessante num futuro.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário