Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de março de 2017

Segredos para ser um intelectual no Brasil

1) Houve quem me perguntasse o seguinte: o que é preciso para ser um intelectual no Brasil?

2) Por intelectual eu tomo por conceito aquele que trabalha com o intelecto, lidando com a seguinte questões: de que forma devo servir a Cristo nestas terras distantes, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar n'Ele? E de que forma devo edificar boa consciência nas pessoas, de modo a trocar o erro - fundado no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - pelo certo, coisa que nos leva a conservar a dor de Cristo, já que Jesus é a verdade e a liberdade em pessoa?

3) Se lido essencialmente com essa questão, então tudo o que fizer de bom acabará restaurando consciência não só no Brasil mas em todo o mundo português, uma vez que minha circunstância local acabará servindo de escola para outros povos, o que assume caráter universal. E o mundo português, da forma como foi fundado, faz da causa nacional uma causa universal, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Isso vem de Ourique e isso esteve presente na época dos descobrimentos.

4) Se não faço desse modo e tomo o país como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele, então eu não sou brasileiro - na verdade, eu sou um apátrida. Sou nascido na terra brasileira no sentido biológico do termo - e não passo de um parasita. Nada de bom virá de mim - e devo ser arrancado e queimado no fogo eterno.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário