Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de março de 2017

Notas sobre crenças, heresias e ideologias

1.1) Quando se percebe que uma idéia está em conformidade com o Todo que vem de Deus, ou que parece estar em conformidade com o Todo que vem de Deus, nós temos uma crença.

1.2) E quando o próprio Deus nos mostra isso de maneira extraordinária, sem a necessidade de demonstrações lógicas, nós temos milagres, pois o ato dispensa demonstrações ordinárias, dado que as provas de fé são inequívocas, por serem extraordinárias. O que se faz é que o milagre seja comprovado, de modo a verificar se não foi usado nenhum artifício lógico ou ordinário de modo a produzir ou reproduzir aquele fenômeno especial, extraordinário - o que caracterizaria fraude.

2) Quando uma idéia está fora da conformidade com o Todo que vem de Deus, nós temos heresia. E ela se edifica na sociedade como uma ordem a partir do momento em que todo mundo tem a verdade que quiser.

3) Num mundo onde a liberdade é dissociada da verdade, o conjunto de idéias postas em práticas de modo a se tomar o poder e se manter nele a todo e qualquer custo se chama ideologia.

4.1) Toda ideologia nasce de uma heresiarquia, de coisas fundadas numa prática de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade que se torna tão rotineira, tão banal, que fica impossível distinguir o que é verdadeiro, conforme o Todo que vem de Deus, do que é falso. É dentro de um relativismo moral, espiritual que se vem toda uma cultura de liberdade voltada para o nada (a ordem política libertária e conservantista)

4.2) O único caminho para sair dessa enrascada é crendo na Igreja e no Santo Magistério que edificou a Sagrada Tradição Apostólica, pois é nela que a verdade se desdobra de modo a conservarmos o que é conveniente sensato, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus, uma vez que o cordeiro foi imolado para nos salvar - e é com base n'Ele que conservamos a dor de Cristo, a verdade em pessoa. E a prova inequívoca se dá pelos milagres.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de março de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário