Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de março de 2017

Notas sobre as dificuldades de se ter uma família grande

1) Dois são os maiores óbices à uma família numerosa: custo de vida elevado e a tendência de se criar casas cada vez menores, de modo a que a prática se torne inviável.

2) O custo de vida pode ser reduzido se as famílias tiverem condição de plantar a própria comida - e isso pede uma casa com quintal, coisa que não é possível nas grandes cidades.

3) O segundo problema pede que o governo das cidades seja tomado, de modo a que a política seja dirigida com base em fundamentos católicos. A matéria de edificações parte do plano diretor da cidade - e isso pede que o prefeito e os vereadores não sejam influenciados pelos que amam o dinheiro mais do que a Deus.

4) Mas o prefeito da grande cidade precisa da colaboração dos prefeitos das cidades menores de modo que o inchamento da cidade grande se reduza, pois a população precisa ser deslocada para um território onde ela possa ter condições de vida mais digna. Se as cidades grandes puderem ajudar as pequenas no desenvolvimento de serviços que façam com que o habitante da cidade grande a troque pela pequena, melhor ainda.

5) Se o inchamento urbano for combatido, a tendência é que as cidades grandes voltem a ser médias e as cidades médias se multipliquem. Nas cidades médias há espaço para casas pequenas e há uma comunidade de gente qualificada com famílias numerosas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário