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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Da filosofia da gratidão

1) Quando uma pessoa me diz obrigado, ela está a me dizer que se sente obrigada a retribuir o mesmo favor que eu um dia prestei a ela. Ela está debaixo de meu amparo, já que minha autoridade aperfeiçoou a liberdade de muitos - não só dessa pessoa como também a dos parentes dessa pessoa, assim como também daqueles que um dia virão a partir dessa pessoa, pela linha descendente. Nesse sentido, quem me diz obrigado se sente necessariamente abrigado.

2) E este abrigo é produtivo, posto que ele se mantém constante ao longo das quatro estações do ano - mais ou menos como ocorre com uma árvore não envenenada que dá frutos numa estufa, onde ela dá frutos ao longo das quatro estações do ano, posto que a planta encontra na estufa condições melhores de crescer e prosperar do que naturalmente encontraria se exposta ao clima, pois nem sempre o clima é favorável ao seu desenvolvimento e cultivo.

3) As circunstâncias favoráveis de uma boa amizade são análogas às de uma estufa. Faça chuva ou faça sol, se o protetor vê no protegido a figura de Cristo, mais produtiva se torna a amizade, posto que devemos amar e rejeitar as mesmas coisas que o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem amou e rejeitou, pois a verdade é o fundamento da liberdade.

4) O verdadeiro sentido da lealdade está em prestar honras a todo aquele que imita a Cristo, tal como fazem os cavaleiros medievais, a base de toda a nobreza. Cristo faz dos nobres servos dos pobres, já que os pobres são o banco de Deus. Eis o verdadeiro fundamento da capitalização moral.

José Octavio Dettmann 

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Notas sobre a questão das perguntas complexas

1) Em filosofia, pergunta complexa é uma insinuação mascarada de pergunta. Trata-se da famosa pergunta capciosa, geralmente feita com propósito desonesto.

2.1) O que entendo por pergunta complexa, porém, é outra coisa: trata-se de uma pergunta honesta e simples que, se respondida e investigada adequadamente, leva ao desdobramento de outras perguntas, fazendo com que compreendamos melhor a complexidade da natureza das coisas, a partir da reunião das respostas obtidas.

2.2) Toda pergunta leva à busca de uma resposta e o processo dessa busca gera uma história digna de ser contada, que, por sua vez, leva a uma nova pergunta, a uma nova busca e a uma nova história digna de ser contada  Trata-se da conversa que puxa conversa (ou como dizemos em inglês, we must keep the conversation going). 

3) É por conta da investigação da complexidade das coisas que a chama pelo desejo de provar do fruto das coisas que apontam para Deus jamais se apaga.  Esta é, portanto, a única pergunta admissível ante a complexidade das coisas, pois ela leva a irmos mais fundo na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 03 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Se o deserto está em toda parte, então os virtuosos devem ser como oásis no deserto

1) Se o deserto está em toda parte, até mesmo nas grandes cidades, então isto é um indicativo de que devemos evitar o mundo, o diabo e a carne - e isso se dá na forma de pessoas vazias e conversas inúteis.

2.1) A melhor forma de ser produtivo no deserto é sendo oásis. Abasteça-se dos melhores mananciais de conhecimento disponível e do melhor material humano disponível de modo a cultivar sólidas e sadias amizades e você prosperará.

2.2) Neste ponto, nós somos plantas - a água vem de Deus, mas a fotossíntese e as circunstâncias favoráveis à prosperidade num ambiente adverso à vida nós devemos organizar, de modo que a atividade salvífica se torne produtiva.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Análise de cenário - o que devo fazer no facebook, agora que o grosso do meu grupo migrou para redes sociais conservadoras?

1) Durante muito tempo, eu fiquei somente adotando a postura de receber o pedido das pessoas de me adicionarem no Facebook - jamais tomei a inciativa de adicionar alguém. Durante muito tempo, tomei uma postura defensiva na rede social, uma postura de prestação de serviço. visto que os ânimos estavam muito acirrados e eu havia sido vítima de patrulhamento ideológico da parte de protestantes.

2.1) Hoje, com a migração de muitos contatos para o Parler e outras redes sociais de caráter conservador, posso tomar uma postura mais ofensiva na rede social - uma postura mais política, própria de quem pavimenta caminhos, já que relações sociais com amigos adequados são verdadeiros caminhos para o conhecimento, enquanto arte de provar do fruto de uma experiência ou impressão autêntica a respeito de uma circunstância que só um indivíduo que vice a conformidade com o Todo que vem de Deus é capaz de viver e que nenhum outro mais é capaz, em razão de isso ser um fato irrepetível, por ser único, já que é um acessório que segue a sorte da própria pessoa, em sua essência, pois ela foi criada à imagem e semelhança de Deus - e isto é o principal. Essas experiências socialmente úteis para toda a comunidade devem ser buscadas e bem compartilhadas na forma de uma literatura. Elas devem ser distribuídas a quem vai fazer bom uso delas, de modo que o dever de lealdade de pôr-se no lugar do outro seja produtivo. Trata-se de um empreendimento de capitalização moral organizado, capaz de renovar todas as coisas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.2) Do perfil de alguém interessante, eu recruto alguém igualmente interessante de modo a batermos papo sobre política, história, direito e economia. Se minha linha de conversa bater com a linha de conversa dela, acho que vou conseguir os favores dessa pessoa, visando a crescer pessoalmente e espiritualmente na rede.

3.1) Não adicionarei qualquer um - basta que a pessoa seja católica e apreciadora de alta cultura que podemos estabelecer um projeto em comum. 

3.2) Conforme vou conhecendo a pessoa e vendo suas tendências, posso chamar uma terceira conversa para discutirmos interesses em comum - a idéia é apresentar esta pessoa que conheço a novas amizades que serão úteis para ela, visando ao seu desenvolvimento pessoal. 

3.3.1) Chamar uma terceira pessoa para conversar interesses em comum equivale a exercer influência em A de modo a fazer amizade com B, através do seu patrocínio e exemplo, já que a autoridade aperfeiçoa a liberdade de muitos. Se essa amizade for estabelecida, tanto A quanto B passam a dever favores pessoais a você, já que esta corretagem espiritual trouxe ganho sobre a incerteza, pois pode levar à formação de uma família se A for homem e B for uma mulher, a ponto de novas pessoas virem ao mundo, para a glória de Deus. 

3.3.2) Este tipo de interação, que é muito comum no The Sims 2 University, pode ser perfeitamente possível de ser exercida na rede social, se você trabalhar com as pessoas de maneira reservada, na catacumba. Como a relação virtual é um vir-a-ser de uma relação real, se você dispuser dos meios necessários, tudo o que você precisa fazer é agir discretamente que ninguém criará problemas contigo.

3.3.3) É agindo com discrição que adamastores são contornados. É dessa forma que você consegue os meios para ser maior que os maus a ponto de esmagá-los como uma barata, transformando o Cabo das Tormentas em Cabo da Boa Esperança. Não se trata de agir com covardia, mas agir da maneira certa, correndo o menor risco de o plano fracassar - o que pede uma certa prudência, pois a ousadia deve ser calculada, moderada. E isso pede uma certa experiência na arte da discrição. É neste tipo de cenário que me sinto confortável em agir.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

Notas sobre política e networking derivadas das minhas experiências de jogo

1) Para quem atua na rede social escrevendo, o pleno domínio da comunicação, da leitura e da escrita é muito importante, quando se trata de discutir assuntos mais complexos, como política, economia, filosofia ou direito, a ponto de obter relevantes informações estratégicas.

2.1) Quando você conhece uma pessoa nova na rede social, você precisa fazer um levantamento do que a pessoa gosta de discutir, pois isso é um indicativo do caráter, da personalidade do alvo da conversa, uma informação estratégica. 

2.2) O fato de ela gostar de algum assunto é um indicativo de um estilo de vida, de uma personalidade de um jeito de ser - e chegar até esta pessoa pede uma determinada abordagem de modo a bem impressioná-la - não é toa que os conhecimentos psicológicos têm profunda conexão com o carisma. 

2.3) Para se ter uma conversa produtiva com ela, você precisa estudar livros ou revistas especializadas de tal maneira a lançar influência sobre aquela pessoa de modo a ganhar seus favores, uma vez que política é negociação, já que a amizade é a base da arte da política, enquanto ciência do possível. E é obtendo a amizade dessa pessoa, a boa vontade dela a seu favor, que você consegue benefícios.

2.4.1) É através do melhor material humano disponível que consigo construir meu sistema de rede social, de modo a beneficiar a mim mesmo neste mundo tão complicado. Com o advento das modernas tecnologias de comunicação, é perfeitamente possível exercer influência sobre uma pessoa em terras muito distantes. 

2.4.2) Isto não substitui a influência da comunicação própria dos olhos nos olhos, mas uma boa relação virtual é a base para uma boa relação real. Trata-se do mais puro personalismo enquanto sistema de política, visto que as pessoas com as quais eu converso não são objetos que devem ser descartados a bel-prazer, a não ser que tenham um caráter ruim ou que estejam a conservar algo conveniente e dissociado da verdade a ponto de estarem à esquerda do Pai por causa disso - e por essa razão, esse lixo humano digital deve ser descartado, na forma de um bom bloqueio, pois dali não se aproveita nada de bom. 

2.4.3.1) O lado bom de conseguir obter os favores de gente leal é que recebo doações regulares de gente séria sem a necessidade de ficar fiscalizando ostensivamente. E as coisas permanecerão assim constantes, se você permanecer honesto e leal nos seus propósitos, já que escrevo para uma nação inteira sobre a política brasileira bem como sobre os crimes do comunismo aqui no Brasil. 

2.4.3.2) Mais importante do que conquistar a amizade de novos clientes, é preciso manter a lealdade dos conhecidos, pois verdade conhecida é verdade obedecida. Com o tempo, é que me arrisco a conquistar novos clientes, novos horizontes. 

2.4.3.3) Caso haja uma sucessão de pessoas - uma substituição de pessoas, por conta da morte de alguém -, é preciso que haja um combinado com os membros da família da pessoa falecida que me apoiava relativo a isso, de modo que as relações continuem funcionando da forma como era antes, uma vez que muitas relações que geram direitos para uns e deveres próprios da lealdade para outros só terminam com a morte das pessoas envolvidas - e com o desaparecimento delas, perde-se o relevo dessa relação, que foi apreciada juridicamente.

3.1) Lembro-me de uma certa ocasião - em razão do que aprendi no The Sims 2, The Sims 3 e Old World - que eu fui fazer a seguinte experiência. Como não tenho muita habilidade, muito traquejo verbal, eu fui para o meu quarto, peguei o meu celular e mandei um SMS para a minha mãe perguntando se ela pagou o boleto de fevereiro para mim (a doação dela vem pelo paypal - para que ela venha integralmente, eu mando um boleto no meu nome para que ela pague). Ela leu a mensagem, foi pessoalmente ao meu quarto e respondeu afirmativamente ao que eu queria saber. 

3.2.1) Por conta disso, a comunicação com os meus pais ficou muito melhor, pois passei a ter o poder que eu queria. O SMS é a versão moderna da política dos bilhetinhos, visto que passei a exercer uma influência muito maior sobre meus pais porque estou usando minhas habilidades como escritor a meu favor. Por conta disso, comecei a trabalhar a networking daqui de casa a meu favor. E se consigo movimentar networking da minha casa a meu favor, posso movimentar a dos meus outros pares também.

3.2.2) Embora a relação com meus pais tenha ficado um tanto impessoal, minha relação com eles melhorou, já que isto atende ao meu estilo, ao meu jeito de ser, já que não sou tão bom falando quanto sou escrevendo.

3.2.3) A única coisa que me impede de ganhar o mundo, de viajar para fora, para outros lugares do Brasil e do mundo de modo a consolidar a conquista das pessoas com as quais converso no Twoo e Facebook, é que não disponho dos meios para isso, já que estamos em circunstância de pandemia de peste chinesa.

4.1) Este é o grande problema: estas circunstâncias de momento, que não são favoráveis à expansão sistemática desta grande cadeia que é própria do meu jeito de ser.

4.2.1) Para eu possa bem controlar esta cadeia, enquanto lido com a frustração de não poder expandi-la, eu preciso viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus. Quanto mais humilde eu for, mais poderoso eu me torno, já que faço as coisas em Deus fundado. 

4.2.2) Se eu não for humilde, a construção de todo esse poder não terá valido de nada, já que isso não passa de vaidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2021 (data da postagem original).

sábado, 30 de janeiro de 2021

Combater um conservantista é um combate mortal

1.1) Quando se lida com conservantista, é preciso se entender de uma vez por todas: guerra é a continuação da política por meios violentos, como diria Clausewitz. 

1.2) A desonestidade intelectual de um conservantista é vencida com um belo fuzilamento, pois a resposta a essa gente deve e precisa ser assimétrica, visto que justiça é preconceito para eles, visto que o comunismo é a manifestação mais extrema desse senso, pois são todos animais que mentem. Não busque o sistema legal se os desembargadores estão removendo as cruzes dos tribunais. Para eles, essa classe ociosa que controla judiciário, a justiça é uma ilusão - e essa gente precisa ser eliminada à bala exemplarmente. Condená-los à aposentadoria seria um prêmio para eles.

2) Se você é pequeno e o conservantista é um adamastor, você precisa contorná-lo. Enquanto você não tiver os meios necessários, você não poderá esmagá-lo, a ponto de transformar o Cabo das Tormentas em Cabo da Boa Esperança.

3) Quando se é pequeno, a discrição é importante. Não queira os holofotes para si enquanto você não tiver de eliminar primeiro todos os adamastores, desde os acadêmicos. passando pelos tiranos municipais, estaduais, os ministros de corte suprema e suas majestades, os presidentes do Brasil - todos os outros que imitaram o faraó do Egito, exceto Jair Bolsonaro.

4) Enquanto você não dispuser de um Exército que esteja disposto a matar e morrer por Cristo-Rei, o Crucificado de Ourique, a catacumba é o único lugar seguro, pois Deus protege os pequenos e inofensivos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2021 (data da postagem original).

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terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Notas sobre o Admirável Mundo Antigo

1) O caminho de um império fundado para o esplendor e glória em Cristo começa ser a pavimentado a partir das estradas vicinais de outro antigo império, onde César foi divo, a exemplo do Faraó. Um distrito agrícola começa a ser criado a partir da associação de um pasto, de um celeiro e de uma fazenda, reunidos de uma maneira mais ou menos trinitária. Da associação de um conjunto de fazendas e pastagens que gravitam em torno de um celeiro central, nós temos um vicus

2.1) Do encontro dos vários fazendeiros e artesãos do vicus, nós temos um mercado, onde os bens são trocados por meio de outros bens ou dinheiro - e esses mercados ficam às margens da estrada vicinal que conecta uma cidade e outra. Um humilde lugarejo passa a ser instalado adjacente ao distrito de modo a processar a matéria-prima do lugar, a ponto de os produtos receberem um acabamento artesanal. 

2.2) Com o passar do tempo, a cooperação acaba se tornando bem-sucedida, pois o lugarejo se torna uma vila com o passar do tempo, a ponto de servir de habitação dos habitantes da localidade, enquanto as fazendas viram latifúndios, o celeiro vira armazém e os pastos ganham usinas de processamento da carne e da pele. E o distrito passa a crescer em extensão territorial e em especialização econômica - com o crescimento, começa a nascer a vocação comercial e fabril da cidade a partir da agricultura. Adjacente a esse armazém, um caravançarai é instalado para servir de ponto de partida para as caravanas. E as operações comerciais por terra começam a ser desenvolvidas, inicialmente para atender a demanda doméstica - com o tempo, elas ganham uma escala mais internacional, conectando uma cidade e outra em favor do império. Se a cidade tivesse acesso ao mar, um porto seria naturalmente criado.

2.3.1) A economia da localidade se torna cada vez mais diversificada - todo tipo de pessoa, das mais variadas origens e classes sociais, passa a habitar a localidade, fazendo com que a vila ganhe um ar cada vez mais cosmopolita, de civitas mesmo. Essas pessoas prestam toda sorte de serviço, sobretudo de prover as demandas da população através do comércio. 

2.3.2) Casamentos interclasses começam a haver de tal modo a surgirem os primeiros polímatas. A partir da idéia de família, associações profissionais começam a surgir, surgindo, assim, as guildas. Os encontros nos mercados vão ganhando variedade conforme o sabor das estações e das circunstâncias, a ponto de a vila se tornar uma cidade de eventos, que vão desde casamentos a grandes missas. Está formada a municipalidade - e com ela noção de servir a um bem comum, de modo que todos amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. 

3.1) Ao menos eu posso imaginar esse admirável mundo antigo, que foi construído ao longo das gerações, através do processo de se conservar o que é conveniente e sensato, coisas essas que apontam para a conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3.2) Tudo isso nasceu do desenvolvimento natural das instituições sociais e econômicas, de tal maneira que lembrasse ao homem a idéia de que há um mundo melhor depois dessa vida. Afinal, a riqueza não é um fim em si mesmo, mas o instrumento por meio do qual atingimos o bem comum, que é fazer o maior número possível de pessoas amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de viverem a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus, fazendo com que a cidade seja um espelho na terra do que é a Jerusalém celeste. 

3.3) Trata-se da cidade dos homens bons, não dos animais que mentem, que vivem conservando o que é conveniente e dissociado da verdade. O amor dos maus por si é tanto que desprezam a Deus - e o resultado disso é a criação das cidades modernas, que são a negação do que significa ser uma cidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2021 (data da postagem original).

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