Pesquisar este blog

domingo, 14 de maio de 2017

Se a rede social proporcionou uma revolução no campo da amizade, então sites como o ebay e o mercado livre possibilitaram uma revolução no campo da nobreza

1) O caráter de um indivíduo se mede pela sua criação em família. Um indivíduo é virtuoso se a sua família é virtuosa. Quando gerações de indivíduos são criadas sistematicamente para a virtude, nós temos então nobreza, uma vez que a base para a constituição de uma família se funda no fato de se amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo, coisa que se faz ao longo das gerações.

2.1) Pensemos então na economia virtual.

2.2.1) Algumas lojas conferem pontuação a todos os indivíduos que bem serviram a seus semelhantes - como vemos no mercado livre ou no ebay, por exemplo. Essa pontuação permite que ele possa acessar a mercados que antes não poderia acessar, por conta de não ter o nível de reputação necessária de modo a servir a este mercado especial.

2.2.2) De certa forma, lugares como o ebay ou mesmo o mercado livre criaram um sistema particular de nobreza, mas não como era antigamente, em que você precisava do justo título para desempenhar uma atividade numa determinada praça, cuja concessão dependia da conveniência da administração municipal de modo a atender àquele pedido.

3) No mundo atual, fundado na liberdade com fins vazios, o filho de um bom prestador virtual não pode herdar o legado de seu pai. Se ele pudesse herdar, ele continuaria a tradição de excelência e seu mercado cresceria ainda mais, por meio do excelente serviço prestado.

4) Se a rede social tivesse um sistema de pontuação semelhante ao do ebay, o número de pessoas que eu poderia adicionar seria bem maior do 5 mil. Se liberdade é prerrogativa, então bem servir amplia ainda mais minhas prerrogativas - e se tenho prerrogativas ampliadas, então eu me comprometo a servir aos meus pares de maneira séria e responsável, só que de maneira mais gravosa.

5) Em tempos digitais - por meio de uma pesquisa, tal como vemos numa estante virtual - você pode fazer um levantamento acerca da reputação do vendedor - e a reputação da família se mediria pela pontuação acumulada ao longo das gerações que trabalharam como prestadores de serviço, admitindo que haja uma família de mercadores virtuais vocacionados.

6) Dentro deste ponto, houve uma certa evolução no conceito de nobreza, da mesma forma como houve revolução no campo da amizade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário