Pesquisar este blog

sábado, 20 de maio de 2017

Notas sobre uma lição de São Bernardo de Claraval neste mundo virtual

1) Se a liberdade é prerrogativa, então a única maneira de ser livre é servindo a quem está próximo sistematicamente até chegar ao mais distante. E isso se faz por meio da humildade. Afinal, estamos numa guerra cultural - e tudo o que você disser deve ser dito de maneira prudente e sensata, de modo a que edifique boa consciência das pessoas.

2.1) Tal como falei no artigo anterior existem três graus de distribuição da informação: inbox, compartilhamento privado e pública de escritor.

2.2.1) Esses três graus são círculos concêntricos e podem ser vistos como os três graus da humildade, dentro da circunstância online - quanto mais você for humilde, mais legítima se torna sua ação de modo a ir servir a Cristo em terras mais distantes.

2.2.2) É como se os bons ventos conduzissem suas caravelas para outros mares em outros continentes, pois é servindo à verdade em pessoa que você continentaliza almas de modo a deixar um legado, não só para o seu país mas também para todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas tendo por Cristo fundamento e que estão dispersas pelo mundo afora.

3.1) A pessoa que não é humilde é movida pela ignorância audaciosa.

3.2) Para ela, não há círculos concêntricos, mas círculos secantes. Se ela amar mais o dinheiro do que a Deus, ela usará de propaganda paga para fomentar mentalidade revolucionária e acabará manipulando as mentes.

3.3) E tal como li no livro 1964, a Conquista do Estado, esta pessoa está a plantar couve - ela consegue coisas imediatas, mas perderá a guerra cultural, pois o humilde, ao preencher os círculos concêntricos de maneira prudente e comedida, vencerá essa guerra, por saber agir a longo prazo. Afinal, o humilde planta carvalhos - eles demoram a crescer, mas os resultados estão garantidos e consolidados, coisa que se perdura ao longo das gerações.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário