Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Nunca me peça para ser seu amigo, se você não é capaz de ver o que isso realmente significa

Há quem me pergunte:

_ José, podemos ser amigos?

Eu respondo:

_ Se você quer minha amizade, então me mostre que você ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Afinal, Ele é a verdade em pessoa e eu prezo isso. Só assim você ganha o meu respeito e eu passo a ser leal a você.

1) Pela minha experiência, a maioria desiste diante dessa resposta.

2) Viver na conformidade com o Todo que vem de Deus é passar por uma porta estreita. E amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento é passar por essa porta. Não é algo fácil.

3.1) O mundo se acostumou com a liberdade voltada para o nada. E a palavra amigo se tornou uma palavra esvaziada de seu real significado.

3.2) Afinal, eu sou leal ao meu amigo porque vejo nele a figura de Cristo. Se eu não vir nele essa figura, então não faz sentido manter com ele uma relação de longo prazo. No final, a relação será fisiológica - e uma vez que essa pessoa não esteja me dando benefício algum, ela será descartada.

4.1) É por isso que abomino o uso da palavra "amigo" esvaziado das implicações que isso traz tanto a mim quanto a essa pessoa que me pede a amizade.

4.2) Tornou-se um automatismo verbal, um chavão, o que torna a língua burra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário