Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Notas sobre os traços reservado e extrovertido, bem como sobre qual rede social é mais adequada para cada tipo de perfil

1) Existem duas tendências de personalidade: a que vai até as pessoas e a que recebe a iniciativa das pessoas.

2.1) A que vai até as pessoas tem um trato mais extroverso, a ponto de ser controverso.

2.2) Por ter habilidades verbais, tende a ser um cínico, ao conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Esta é a pessoa que mais se dá bem no mundo off-line, rico em máscaras. E foi este mundo de máscaras que se criou a desgraça que há no Brasil.

2.3) A única exceção a este caso é quando esta conserva a dor de Cristo e se torna um poderoso evangelizador e um grande comunicador, mas isso é só encontrado em poucos que se encontram neste perfil.

3.1) A que recebe a iniciativa das pessoas, como é o meu caso, pratica um messianismo de serviço.

3.2) Como são poucos que tomarão a iniciativa para conversar com ele, ele servirá a quem lhe bate a porta o melhor possível, sem fazer alarde, nem publicidade. Fazendo assim, o cliente sempre volta.

3.3) Ao contrário do extrovertido, o que recebe a iniciativa das pessoas jamais irá a um debate público. Ela expandirá seu círculo privado de tal forma a ocupar um espaço tão grande quanto a vastidão (impessoal) do espaço público. Afinal, um espaço privado alargado nunca lhe será hostil, posto que é composto de pessoas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

4.1) É por meio dos que têm o perfil de receber a iniciativa das pessoas que os extrovertidos não caem na psicopatia, pois não haverá um asno afagando o ego de outro asno.

4.2) Afinal, quem tem o perfil mais reservado se prepara melhor e só fala aquilo que é bom e necessário, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus. Ele não usará de floreios verbais, posto que pratica a inutilia truncat, pois corta as inutilidades do discurso vaidoso, uma vez que isso semeia má consciência nas pessoas, tal como vemos nos políticos, com sua retórica barata.

5) Na rede social, marcado pela ausência de máscaras e pelo debate de idéias, o reservado se dá bem, pois basta ser ele mesmo. Como está acostumado a escrever e a meditar, ele sempre edificará boa consciência nas pessoas. Se alguém o deletar, haverá outro que lhe bata a porta.

6) Pelos meus mais de 10 anos de facebook, eu busquei muito pouca gente. Muitos é que me bateram a porta - e procurei atender a todos bem. Quem não tinha nada a acrescentar, quem conservava o que é conveniente e dissociado da verdade, eu deletei a todos. Só fiquei com aqueles que me tinham algo a acrescentar ou com quem estava mesmo disposto a aprender comigo.

7) É isto que posso dizer, com base na experiência pessoal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário