Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Como Otávio César Augusto salvou Roma da proletarização da sociedade? Notas sobre a gênese do Poder Moderador

1) Na Roma Antiga, uma das razões pelas quais a atividade mercantil era considerada marginal se dava pelo fato de que o cinismo era a principal escola filosófica quando da transição da República para o Império Romano. Eram os cínicos os principais filósofos orgânicos dos optimates, gerando um racha na sociedade, a ponto de gerar uma guerra civil ou uma secessio plebis.

2) A plebe, que teve no passado laços de escravidão, praticava uma economia fundada no comércio - e o comércio levava à concupiscência, o que fazia com que esses valores ficassem diametralmente opostos aos do patriciado, cuja economia era fundada na agricultura latifundiária, uma vez que os patrícios não tinham mácula de servidão. Por isso, recusavam-se a comungar das convenções sociais dos plebeus. Recusavam-se até mesmo a serem membros do mesmo culto doméstico.

3.1) César era ligado ao partido popular, que representava os interesses da plebe.

3.2) Assim como houve na monarquia nos tempos de Tarquínio, o soberbo, em que o Rei estava atendendo aos interesses dos plebeus de modo a gerar uma sociedade desnaturada por conta da proletarização geral da sociedade e relativizar os valores tradicionais, os partidários dos optimates apoiaram Pompeu de modo a salvar a República - e uma Guerra Civil ocorreu. César saiu-se vencedor e se tornou ditador, por conta de ter se tornado cônsul vitalício. Mas este foi assassinado, numa trama.

4.1) Otávio, seu sucessor, não pôde assumir a herança como cônsul vitalício porque Marco Antônio ficou como líder de Roma, sancionando seus atos.

4.2) Marco Antônio associou-se à Rainha Cleópatra do Egito, de modo que Roma tivesse uma crise de abastecimento e entrasse em rebelião - o que faria com que o sucessor de César caísse.

4.3) Otávio derrotou Marco Antônio e Cleópatra, anexou o Egito e assim assegurou o abastecimento da capital. Da aliança com os patrícios e plebeus estabeleceu-se um período de paz e prosperidade conhecido por Pax Romana, em que os interesses da agricultura souberam muito bem ser casados com os interesses do comércio, a ponto de gerar uma concórdia entre as classes onde o livre mercado passou a ser uma cultura de encontro, de serviço, não de sujeição, de escravidão.

4.4) No Império, a postura conciliatória de Otávio para com os populares e os optimates lançou as bases da monarquia tal como a conhecemos, o que fez com que o Império fosse como uma evolução da República, ao invés de uma ditadura. É a partir dele que temos a figura do poder moderador e da concórdia entre as classes tão apregoada pela Igreja Católica, através da encíclica Rerum Novarum.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário